Aumento de casos de virose preocupa cidades do litoral paulista
Guarujá registra 2 mil atendimentos em dezembro. Turistas e moradores enfrentam surto de doenças.
- Data: 03/01/2025 15:01
- Alterado: 03/01/2025 15:01
- Autor: Redação
- Fonte: Repórter Diário
Crédito:Divulgação/Governo de SP
Nos últimos dias, turistas e moradores das cidades do litoral paulista têm relatado um aumento significativo de sintomas relacionados a viroses, incluindo náuseas, vômitos e diarreia. A cidade de Guarujá, em particular, registrou mais de 2 mil atendimentos relacionados a essas infecções apenas em dezembro, conforme informações divulgadas pela prefeitura. Em resposta ao aumento da demanda, algumas unidades de saúde da região ampliaram seus horários de atendimento.
As redes sociais, especialmente o TikTok, tornaram-se um espaço para a troca de experiências entre os afetados. Hashtags como #virose, #Guarujá e #ViroseGuarujá estão repletas de relatos recentes sobre a situação. Outras cidades litorâneas, como Santos, Ubatuba e Praia Grande, também têm visto o surgimento de queixas semelhantes. Até o momento da publicação deste artigo, as prefeituras dessas localidades ainda não haviam se manifestado oficialmente sobre os casos.
Comentários nas postagens revelam que famílias e grupos de amigos têm enfrentado problemas de saúde. Farmácias locais relataram um aumento expressivo na procura por medicamentos, como probióticos, remédios para enjoo e soluções reidratantes orais. Algumas delas informaram que determinados produtos já estão em falta devido à alta demanda.
De acordo com farmacêuticos da região, o fenômeno não é inesperado. A procura por esses itens costuma crescer após o período natalino, quando há um influxo considerável de turistas nas praias. Uma farmácia destacou que se prepara anualmente para atender a essa demanda específica.
A Secretaria Municipal de Saúde de Guarujá explicou que o aumento dos casos é comum nesta época do ano e atribui isso a fatores como altas temperaturas, alimentação inadequada e maior aglomeração de pessoas. No mês passado, foram registrados 2.064 atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.
Em virtude dessa situação emergencial, a administração municipal decidiu ampliar o horário de funcionamento de três Unidades de Saúde da Família, que atenderão das 7h às 22h até o dia 5 de janeiro. As unidades que estarão operando em regime estendido incluem os postos Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070 – Enseada), Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25) e Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114). Além disso, os plantões 24 horas nas UPAs e prontos-socorros permanecem ativos.
As infecções conhecidas popularmente como “viroses” são causadas por vírus que afetam o trato digestivo inferior, sendo a diarreia um dos principais sintomas associados a essas condições. Os principais responsáveis por esse quadro são o rotavírus e o adenovírus, ambos altamente transmissíveis via fecal-oral. O tratamento dessas infecções visa principalmente aliviar os sintomas e evitar a desidratação resultante da diarreia intensa.