Aulas de geografia do Colégio Adventista de Santo André trazem realidade do Rio Grande do Sul para a sala de aula
Sob a orientação do professor Marcos Dihl, alunos conectam eventos mundiais ao currículo escolar por meio de abordagens interativas
- Data: 20/05/2024 16:05
- Alterado: 20/05/2024 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: Colégio Adventista
Cidade de Porto Alegre após as fortes chuvas que provocaram alagamentos na região
Crédito:Ricardo Stuckert / PR
No Colégio Adventista de Santo André, sob a orientação do professor de geografia Marcos Dihl, os alunos do primeiro ano do ensino médio estão acompanhando em tempo real a tragédia no sul do Brasil.
Nos últimos dias, as enchentes no Rio Grande do Sul se tornaram o ponto principal das discussões em sala de aula. “Para além do foco climático, acho importante utilizar esses assuntos como uma forma de conectar os eventos mundiais com o currículo escolar. Ser professor é facilitar o conhecimento, e como temos uma situação grave como essa acontecendo no país, agora é a hora de esclarecer as causas e consequências dessas enchentes com os alunos”, aponta Marcos.
Para contextualizar o tema dentro da sala de aula, o professor de geografia vem adotando uma abordagem interativa ao utilizar recursos digitais em sites para monitorar o clima meteorológico em tempo real, permitindo que os alunos compreendam melhor os fenômenos climáticos que levam às enchentes.
Além disso, a abordagem vem estimulando discussões sobre questões geográficas que envolvem a realidade de muitos brasileiros, como a localização de planícies e a construção de casas próximas aos rios. “É importante apresentar os fatos, mas dentro da sala de aula precisamos ir além, por isso, com os debates, eu busco desafiar meus alunos a refletirem sobre as consequências dessas chuvas”, afirma.
Ao trazer tais assuntos para a sala de aula, o professor Marcos Dihl acredita ir além da geografia. “Como docente, quero preparar esses estudantes para entender o mundo em que vivem, mas também ensinar a ir além dos livros didáticos e agir de forma consciente dentro dele, entendendo o que acontece de dentro para fora do planeta e vice e versa”, finaliza.
O Colégio Adventista de São Caetano do Sul segue com o projeto SOS: Mãos Solidárias, que recebe doações de água, alimentos, itens de higiene pessoal e fraldas. Para saber mais, entre em contato com a secretária.
Colégio Adventista São Caetano do Sul
R. Marlene, 500 – Vila Gerty, São Caetano do Sul – SP