Aula inaugural marca nova política de formação para os trabalhadores da saúde de Diadema
Mais de 100 profissionais de vários serviços da saúde participaram da primeira atividade; outras quatro serão realizadas até o dia 31 de agosto
- Data: 24/08/2023 19:08
- Alterado: 01/09/2023 19:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:André Baldini/PMD
Nesta quinta-feira (24), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema, por meio do Núcleo Municipal de Educação Permanente e Humanização, organizou o primeiro encontro da Pasta com os novos trabalhadores admitidos nesta gestão.
A aula inaugural foi realizada no auditório do Quarteirão da Saúde (QS), e reuniu aproximadamente 115 pessoas. Eles fazem parte do grupo de trabalhadores admitidos ou convocados a partir de janeiro de 2022 até maio de 2023, que somam 784 profissionais.
O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, fez questão de abrir o encontro, após a apresentação da Banda Lira Musical de Diadema. “Nesses seis meses que estou na Secretaria, tenho visitado as unidades de saúde e conversado com os usuários e trabalhadores no intuito de sempre aprimorar a nossa gestão. E para não ter dúvidas do nosso compromisso, desde o ano passado contratamos ou convocamos do concurso quase 800 trabalhadores e estamos investindo 36% do orçamento municipal na pasta. Quero agradecer por vocês terem aceitado o desafio de trabalhar em Diadema e juntos vamos fazer o SUS cada dia mais forte e integrado”.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente e Humanização, Nancy Yasuda, explica ainda que a proposta foi criar um momento de conversa com os trabalhadores (concursados/PMD e SPDM/Sociedade Paulista de Medicina), para que conheçam e reconheçam as características do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), da cidade e o que se espera deles, na busca de maior envolvimento e compromisso dos trabalhadores com o projeto da saúde. “A recomposição das equipes de saúde tem ocorrido e a conversa com os novos profissionais aconteceu apenas sobre os aspectos administrativos e trabalhistas, até o momento. Muitos têm a vivência de trabalho no setor privado e conhecem pouco do SUS ou de Diadema”.
Conteúdo programático
O encontro contou com uma apresentação dialogada conduzida por Larissa Coelho, psicóloga e membro da diretoria do Quarteirão da Saúde, abordando a história de Diadema e as conquistas populares, já que o município tem um histórico importante de participação popular no movimento de saúde, o que afeta a relação dos usuários com relação a oferta de serviços da rede SUS. Também foi feito um retrospecto do Sistema Único de Saúde no contexto nacional, apresentados dados da cidade e dos equipamentos que compõem a rede municipal.
Na sequência, a psicóloga Maria Mercedes Whitaker Hehl Vieira Bicudo Guarnieri, do CAPS Sul, conduziu uma atividade chamada “Teatro Imagem”, dentro da metodologia do Teatro do Oprimido, como ferramenta para promover a discussão sobre os processos de trabalho. Utilizando-se de linguagens não verbais para propor uma reflexão sobre a temática apresentada/vivenciada, “a construção do SUS que queremos”, a atividade foi seguida de um debate entre todos os presentes.
A enfermeira do Centro Cirúrgico do Quarteirão da Saúde, Cristiane Aparecida Viana Moreira, aprovou o encontro. “Me senti, literalmente, uma profissional de saúde valorizada, desde o primeiro momento. Estou na prefeitura há um tempo e a gente sente a necessidade de falar como nos sentimos e os nossos anseios e esse foi um caminho”. A profissional falou ainda sobre o que fica de legado. “Esse momento que participamos faz com que as relações interpessoais tenham um outro olhar, valorizando as relações com a gestão, os colegas de trabalho e os munícipes”.
Ieda Maria Claure, técnica de enfermagem de Estratégia Saúde da Família, na UBS Vila Paulina, também avaliou como positiva a iniciativa. “O encontro foi enriquecedor e vimos que o olhar da gestão está voltado a uma prestação de serviços cada vez mais eficiente e com muito mais qualidade, entendendo as necessidades tanto dos profissionais da saúde como da população que usa os serviços. Foi um encontro para compartilhar experiência, enriquecer nossos conhecimentos e somar no dia a dia. Que seja o primeiro de vários”.
Ainda em agosto serão realizadas mais quatro turmas: 25 de agosto (manhã e tarde) e 31 de agosto (manhã e tarde), sempre no auditório do Quarteirão da Saúde.
Educação Permanente e Humanização
O Núcleo Municipal de Educação Permanente e Humanização é composto por representantes dos serviços/setores, como referência para assuntos de Educação Permanente e Humanização, tem como papel promover a discussão das necessidades, articulação e organização das atividades.
Vem mais por aí
Está em elaboração um documento oficial da SMS que sintetiza as diretrizes e regras de convivência nos ambientes de trabalho da saúde. A prévia do documento foi apresentada para os trabalhadores, a fim de que possam enviar sugestões e considerações para a versão final do manual.