Associação Brasileira de Planetários realiza encontro em Santo André
De 22 a 26 de setembro, o Planetário Johannes Kepler recebe a atividade voltada exclusivamente a profissionais da área
- Data: 19/09/2013 16:09
- Alterado: 19/09/2013 16:09
- Autor: Janaína Harada
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A partir deste domingo (22), o Planetário e Teatro Digital de Santo André – Johannes Kepler sedia o XVIII Encontro da Associação Brasileira de Planetários. O evento, que apresentará ações de ensino e pesquisa desenvolvidos pelas instituições, é aberto somente para profissionais da área. A programação segue até a próxima quinta-feira (26), com a participação de 45 entidades.
A abertura será feita pelo dinamarquês Lars Lindberg Christensen, do ESO (Observatório Europeu do Sul, em uma tradução livre), especialista em comunicação científica e chefe do Departamento de Educação e Inclusão Pública do órgão internacional em Munique, na Alemanha. “O encontro é o melhor momento para a troca de experiências e conhecimento, realizando um intercâmbio de informações”, destaca o coordenador científico do Planetário andreense, Marcos Calil.
As atividades na Sabina Escola Parque do Conhecimento começarão com uma sessão especial na sala de projeção, com música ao vivo e contação de história, além da demonstração dos equipamentos do Planetário de Santo André, o mais moderno da América Latina.
As palestras abordarão assuntos como Lixo Espacial, apresentada pela professora Dra. Cláudia Celeste, da UFABC (Universidade Federal do ABC), e Óptica, magia e ciência no século XVI: o manuscrito de telescópio de Giambattista della Porta, ministrada pelo professor Dr. Fumikazu Saito, da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). A equipe do planetário de Santo André apresentará ainda o modelo de gestão Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e o Projeto Pedagógico Institucional.
Durante o encontro, além de assembleias gerais, mesas redondas e palestras nacionais e internacionais, haverá apresentações de trabalhos inscritos previamente por instituições do ramo e selecionados pela Comissão Científica da Associação Brasileira de Planetários. Empresas especializadas em equipamentos de planetários farão apresentações das mais novas tecnologias desenvolvidas para a área.
As sessões na sala de projeção abertas para o público da Sabina no fim de semana, às 13h30 e 16h, serão exibidas normalmente.
A CÚPULA – O Planetário Johannes Kepler é o único do Brasil a ter sistemas de projeção ótico e digital, que funcionam de forma sincronizada para reproduzir mais de 6 mil estrelas, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza.
O projetor de Santo André, fabricado pela empresa alemã Carl Zeiss Planetarium, modelo Starmaster SB, utiliza sofisticado sistema de automação eletromecânica, combinado com aparato ótico de qualidade sem precedentes. Com ele, as estrelas e os planetas são projetados sobre uma cúpula em formato hemisférico de 18 metros de diâmetro. Sob ela, a plateia, acomodada em 247 poltronas e 13 espaços para cadeirantes, tem a ilusão de observar o céu real.
O equipamento ótico foi integrado a dois projetores Sony SRX, que exibem imagens em 360° (full dome). O resultado é um conjunto tecnológico de última geração que reúne um sistema de altíssima qualidade para a reprodução de imagens, vídeos e animações, proporcionando incríveis efeitos visuais.
SERVIÇO
Associação Brasileira de Planetários realiza encontro em Santo André
Data: a partir deste domingo* (22), até quinta-feira (26)
Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, bairro Paraíso (entrada na altura do nº 135)
Horário do evento: das 9h às 18h
Estacionamento gratuito
*Excepcionalmente neste domingo (22), o evento ocorrerá no auditório do Hotel PalmLeaf Gran Premium, a partir das 18h. Av. das Nações Unidas, 1501 – São Bernardo do Campo