Artistas, articuladores culturais e munícipes se unem em ato pela cultura de Santo André
Entre as reinvindicações está a interdição da Concha Acústica que perdura desde 2021, além da transformação dos CEUs Ana Maria e Marek em UBS
- Data: 30/06/2023 21:06
- Alterado: 01/09/2023 00:09
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: Júlio Bastos/PSA
Neste sábado (1), em frente à Casa da Palavra, às 15h, em Santo André, manifestantes se reunirão em um ato contra, o que eles acreditam ser, o desmonte da cultura andreense.
As principais reivindicações são referentes à interdição da Concha Acústica, desde 2021. E em relação aos Centros de Educação Unificados (CEUs). Pois atualmente o CEU Ana Maria está em obras, desde abril, para a implementação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), e o CEU Marek tem sido avaliado para que haja a mesma intervenção.
No vídeo publicado nas redes sociais do Sarau da Consciência, os artistas convidam a população para fazer parte da mobilização.
“Esse vídeo poderia ser um vídeo para falar como a nossa cultura é linda e como deve ser valorizada. Mas infelizmente esse vídeo é uma chamada para a luta”, introduz. “É nítido que está acontecendo um desmonte na cultura, aqui em Santo André, um exemplo disso é a Concha Acústica, que está interditada desde 2021. E os CEUs da cidade que estão sendo atacados, um lugar que é voltado para cultura andreense”, completa.
Os CEUs são espaços que originalmente integram programas e ações voltados à cultura, esporte, lazer, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência em territórios considerados de alta vulnerabilidade social.
Na quinta-feira (29), durante uma vistoria na obra da Unidade de Saúde da Família do Capuava, o portal do ABCdoABC aproveitou para questionar o prefeito Paulo Serra sobre os boatos que circulam em relação ao futuro do CEU Marek. E segundo ele, há sim interesse em integrar uma unidade de saúde no espaço.
“A gente conseguiu sem prejuízo a cultura, sem prejuízo da assistência social, sem prejuízo a nenhum dos serviços, introduzir a unidade de saúde (no CEU Ana Maria). E estamos avaliando se vamos fazer o mesmo lá no Marek, porque tem demanda e cabe uma unidade de saúde. E se a gente conseguir conciliar com o próprio conceito do CEU a gente vai iniciar essa obra sim”, reforça o prefeito.
O vídeo de chamado para o ato ainda finaliza com imagens de uma intervenção policial que aconteceu durante o Sarau, onde uma mulher diz que foi muito violenta a abordagem policial, e o funcionário público rebate afirmando “bater é violento” e questiona “apontar arma é violento?”.