Aposentadoria – faça um planejamento para não precisar continuar trabalhando

Mais de um terço dos brasileiros continua trabalhando quando se aposenta, a maioria por necessidade de complementar a renda. Evite essa situação planejando a sua independência financeira

  • Data: 27/09/2016 13:09
  • Alterado: 27/09/2016 13:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos - DSOP
Aposentadoria – faça um planejamento para não precisar continuar trabalhando

 

Você está em:

Sabemos que o salário da previdência social (INSS) é insuficiente para manter o padrão de vida e garantir o sustento dos aposentados. Não à toa, mais de um terço segue trabalhando para complementar a sua renda. Apesar de a situação ser alarmante, vejo que muitas pessoas não pensam em como será a sua vida nessa fase. E se pensam, não sabem como se organizar para poupar.

Antes de falarmos sobre o planejamento, quero lembrar que receber o salário da previdência social é um direito de todos os trabalhadores brasileiros, e que ele não deve ser menosprezado. Até porque muitas pessoas se sustentam com essa quantia e ainda ajudam seus familiares. Qualquer valor, por menor que possa parecer, precisa ser respeitado e usado com educação financeira.

O mesmo se aplica ao salário, quantia recebida todos os meses durante anos de trabalho árduo. É importante administrar esse valor pensando no hoje, em um futuro próximo e também em um futuro mais distante, como o momento da aposentadoria. Isso é se planejar, organizar as finanças para ter uma vida de realizações, com segurança financeira.

E quando falo de realizações, falo de sonhos, de conquistas realmente importantes em nossas vidas. Não à toa, garantir a independência financeira costuma ser o sonho de longo prazo de muitas pessoas, pois ela garante que no futuro não seja preciso depender de familiares e amigos ou continuar trabalhando para manter seu padrão de vida.

O primeiro passo no planejamento para conquistar essa independência financeira é estabelecer o quanto você quer receber por mês ao se aposentar. Pense no padrão de vida que deseja ter nesse período e estabeleça um valor. Em seguida, dobre essa quantia, pois assim poderá usar a metade e manter a outra metade rendendo, para que a sua reserva não se esvazie com o tempo, pelo contrário, se sustente.

Com esse número em mãos, você saberá o montante total que precisa acumular multiplicando pelos meses que tem entre hoje e a data planejada. Você pode adiantar a data caso queira deixar de trabalhar por necessidade e sim por prazer. Quanto antes começar a poupar para a independência financeira, menor precisará ser o valor reservado mensalmente.

Você pode estar pensando que seu orçamento já está apertado e que teria dificuldades para reservar um valor mensal para a aposentadoria, por isso indico que faça um diagnóstico de sua situação financeira e identifique quais hábitos e comportamentos pode mudar para que tenha uma vida melhor no futuro. Lembre-se, não estamos falando de economizar por economizar, e sim para conquistar algo que realmente fará a diferença em sua vida.

Compartilhar:
1
Crédito:Shutterstock NULL
1
Crédito:NULL NULL

  • Data: 27/09/2016 01:09
  • Alterado:27/09/2016 13:09
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Reinaldo Domingos - DSOP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados