Após retrofit, Distrital Leste do Ciesp se consolida como hub de soluções para a indústria e para a sociedade
Com reestruturação arquitetônica, prédio também ganhou acessibilidade e espaços multiúso
- Data: 26/10/2023 21:10
- Alterado: 26/10/2023 21:10
- Autor: Redaç
- Fonte: Ciesp
Crédito:Divulgação/CIESP
O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) reinaugurou na noite desta quarta (25), o prédio modernizado da Distrital Leste, que está localizado no bairro da Mooca, na capital paulista. O local, que passou por uma reestruturação técnica e arquitetônica, tornou-se um espaço multiúso para eventos corporativos e passou a contar com mais recursos voltados à acessibilidade.
Segundo Fátima Marinera, diretora da Distrital, a última grande reforma havia acontecido 26 anos atrás e o prédio foi acumulando problemas estruturais ao longo do tempo, como infiltrações nas paredes e no teto, apesar das constantes manutenções, além da necessidade constante de atualização tecnológica.
O prédio tem três pisos e 500 metros quadrados de área. Com a reforma, a distrital ganhou instalações novas no auditório, que passou a ser modular com a opção de customização, conforme a necessidade do evento. As áreas destinadas à administração e à diretoria também passaram por adequações, bem como a sala de reuniões e duas outras destinadas a treinamentos e capacitação.
“A ideia original foi criar um espaço para que os associados pudessem utilizar e para que passássemos a ser uma referência na locação para eventos corporativos na Zona Leste de São Paulo”, disse Ricardo Martins, vice-diretor da Distrital Leste, que estava à frente da entidade quando a reforma foi iniciada em novembro de 2019.
O presidente do Ciesp, Rafael, Cervone, prestigiou o evento e lembrou que a Distrital Leste é estratégica e pode ajudar as empresas da região com soluções, por estar localizada numa metrópole como São Paulo, em área com mais de quatro milhões de habitantes, com logística difícil e dificuldades de espaço. Na sua avaliação, o local tornou-se uma sede moderna, dinâmica, confortável e com um design que inspira as pessoas.
“Nós precisamos nos tornar cada vez mais ágeis e para isso a nossa infraestrutura tem que mudar e se adequar, permitindo o acesso à tecnologia e informações estratégicas. Tenho certeza de que essa sede, agora reformulada, traz uma energia renovada e positiva para continuarmos atendendo, da melhor forma possível, os nossos associados de modo a promover transformações ”, disse Cervone.
O empresário Cláudio Lorenzetti, cuja empresa é associada ao Ciesp desde 1935, também comemorou a reforma. “Nós estamos aqui, numa casa totalmente moderna e digitalizada, com instrumentos de primeira geração, ambientes muito mais organizados. Essa reforma era necessária para que o Ciesp pudesse acolher bem os empresários da região”, disse Lorenzetti.
Acessibilidade
A acessibilidade do local foi um dos pontos de destaque do projeto, por meio da instalação de duas plataformas de transporte, rampas de acessibilidade e banheiros adaptados. Diferentemente de elevadores comuns, as plataformas podem ser utilizadas em prédios com poucos pisos e são movimentadas por cilindros hidráulicos.
Antes da reforma, o prédio possuía duas escadas, que segundo o vice-diretor, Ricardo Martins, não favoreciam o acesso de pessoas com deficiência e idosos, por exemplo. De acordo com ele, apesar do tema ser exigência prevista em lei, a acessibilidade poderá ser considerada como um diferencial da Distrital Leste, visto que que a fiscalização é frágil e até mesmo órgãos públicos ainda não estão adaptados plenamente. Segundo Ricardo, as adequações aconteceram com foco em “dar oportunidade” a todos de frequentarem o Ciesp, sem nenhum tipo de impedimento na locomoção.
Segundo a diretora, Fátima Marinera, com a reforma, a sede da Distrital Leste agora está mais bem preparada para atender as necessidades dos associados. O investimento para as melhorias custou R$ 1,5 milhão.