Após quase 30 anos, policial que começou carreira no CPA/M-5 assume comando da unidade
Coronel Marco Antônio Pimentel entrou como aspirante em 1996 e agora ocupa o cargo mais alto do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 5, que atua na zona oeste da capital
- Data: 17/04/2024 17:04
- Alterado: 17/04/2024 17:04
- Autor: Redação
- Fonte: SSP
Crédito:SSP
O Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-5) tem um novo comandante. O coronel Marco Antônio Pimentel assume o posto no lugar do coronel Forner, que estava à frente na unidade desde 2023. A troca de comando foi oficializada nesta quarta-feira (17) na sede do CPA/M-5, no bairro Vila Lageado, zona oeste da capital.
“Sinto-me honrado por terem me dado a missão de estar à frente desta unidade. Hoje sinto um misto de sentimentos ao me ver comandando o CPA/M-5. É uma emoção ainda maior em pisar nesse pátio onde, em 1996, entrei pela primeira vez como aspirante a oficial”, disse Marco Pimentel.
“Como forma de honrar meus antecessores, reafirmo meu compromisso de continuar trabalhando com muita dedicação e empenho, protegendo a população e salvando vidas”, completou.
O novo comandante passou a carreira toda na região oeste, área de cobertura do CPA/M-5. Pimentel serviu por 25 anos o 4° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), na Lapa, e desde 2021 comandava o 49° BPM/M, em Pirituba.
O coronel Carlos Enrique Forner, que agora comanda a Escola Superior de Soldados (ESSd), desejou boas-vindas ao seu sucessor. “Toda a minha torcida para que o seu comando na unidade tenha êxito. O cargo que você assume hoje é uma coroação do seu trabalho, que conhece como ninguém a região”, disse.
Forner foi homenageado com a inauguração do retrato na galeria de Eternos Comandantes do CPA/M-5, que já foi a casa de muitas outras autoridades.
“Fui chefe do gabinete de treinamento aqui no CPA/M-5 durante um ano e meio. É uma alegria imensa voltar ao quartel desta unidade, onde ostento com orgulho minha passagem no serviço ativo de policial militar”, disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
O novo comandante da unidade vai atuar em uma das regiões mais complexas do Estado. “Essa área foi palco de grandes crises que a PM teve que enfrentar no passado, e vencemos todas elas. Hoje estamos em uma crescente de tranquilidade por conta do excelente trabalho realizado por homens e mulheres que pertencem a este comando e que vão todos os dias para as ruas”, disse o coronel Cássio de Freitas, comandante-geral da PM.
Operação Alta Visibilidade Região Oeste
Nesta data também foi desencadeada a Operação Alta Visibilidade Região Oeste, para combater o crime organizado na região, com foco na prisão de foragidos da Justiça, apreensão de drogas e armas e recuperação de veículos furtados ou roubados.
A ação que vai até o final desta tarde conta com mais de 150 policiais da Força Tática e Companhia de Ações Especiais de Polícia (Caep) do CPA/M-5.