Apoio Psicossocial de Ribeirão Pires realiza ações para comunidade escolar no Setembro Amarelo
Cronograma voltado ao acolhimento de estudantes, educadores e pais de alunos com necessidades especiais beneficiou as 33 escolas da rede de ensino
- Data: 27/09/2023 13:09
- Alterado: 27/09/2023 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Cronograma voltado ao acolhimento da comunidade escolar beneficiou as 33 escolas da rede de ensino
Crédito:Divulgação
Equipe de psicólogos e assistente social do APSE – programa pioneiro de Apoio Psicossocial Escolar da Prefeitura de Ribeirão Pires – realizou, ao longo deste mês, programação especial voltada ao Setembro Amarelo – campanha de conscientização sobre cuidados com a saúde mental. A Secretaria de Educação e Cultura levou a estudantes e profissionais das 33 unidades de ensino palestras e intervenções para a promoção do bem-estar e valorização da vida.
A fim de criar espaços de acolhimento para os alunos, as ações foram divididas por faixa etária. Profissionais do APSE desenvolveram atividades para estimular a compreensão sobre emoções, em que docentes apresentam desenhos de feições humanas para distinguir os sentimentos, para alunos do Jardim I. Já para estudantes do 1º ao 5º ano, a equipe passou o filme Divertidamente, que trata especificamente dos sentimentos experimentados na infância. Para os jovens do 6º ao 9º ano, foram realizadas rodas de conversa sobre bullying.
“Durante o mês, pensamos em programas que contemplassem toda a comunidade escolar. Essa campanha de valorização à vida é uma conscientização para que possamos ser mais acolhedores para quem precisa, e para alguém que esteja passando por uma situação difícil saber que não está sozinha”, comentou a psicóloga do APSE, Cíntia Tavares.
Na Escola Municipal Irmã Maria Bernadete de Seixas, a atividade Árvore da Vida foi um dos destaques. A estagiária do programa psicossocial da Prefeitura de Ribeirão Pires, Bruna de Carvalho, declarou que as atividades auxiliam estudantes e docentes a entenderem as relações humanas o que impacta diretamente na qualidade do ensino. “A interação dá chance ao professor de expressar seu sentimento e, por meio disso, conseguimos providenciar um acolhimento para o profissional. Esse bem-estar é transmitido para a criança e impacta em seu desenvolvimento”, disse.