Anfiteatro de Ribeirão Pires foi palco para espetáculo de ópera
Realizada neste sábado, apresentação baseada na Divina Comédia, de Dante Alighieri, recebeu mais de 150 pessoas
- Data: 11/10/2021 08:10
- Alterado: 11/10/2021 08:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Espetáculo recebeu mais de 150 pessoas que vivenciaram gratuitamente a ópera baseada no texto de Dante Alighieri
Crédito:PMETRP
O Anfiteatro Arquimedes Ribeiro, sediado na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP), promoveu neste sábado, dia 09, às 17h, o espetáculo de ópera Gianni Schicchi, baseado na Divina Comédia, de Dante Alighieri. A apresentação recepcionou mais de 150 pessoas, entre munícipes, turistas e autoridades, que puderam conferir gratuitamente a ópera que também celebrou os 700 anos da morte do poeta e escritor.
O espetáculo, que teve uma hora de duração, foi realizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, o Instituto Italiano di Cultura San Paolo, com apoio da Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo (SEJEL) de Ribeirão Pires.
“Foi incrível, eu nunca tinha assistido uma ópera em toda a minha vida, e ter essa experiência na minha cidade foi melhor ainda”, declarou Ana Caroline Soares, munícipe que prestigiou o espetáculo. “Depois de todo esse tempo, merecemos arte em nossas vidas, mas sempre respeitando todos os protocolos de proteção contra a Covid-19”, finalizou.
Daniel Umbelino, professor da Escola de Música de Ribeirão Pires, que também se apresentou na ópera, detalha a importância da cidade promover um espetáculo voltado à ópera. “Eu li a Divina Comédia pela primeira vez aos 18 anos, justamente porque estava estudando a ópera Gianni Schicchi, e trazer esse espetáculo para Ribeirão Pires só reafirma que ópera é acessível e fácil de se compreender. O EMARP comporta várias produções de ópera que preparam os alunos para esse mundo” concluiu o tenor, formado pela Accademia Rossiniana de Pesaro, que já se apresentou nos Estados Unidos, Itália, Alemanha e Grécia.
Segundo o secretário da SEJEL, Claurício Bento, Ribeirão Pires está focado em retomar todas as atividades culturais e esportivas gratuitas na cidade. “Seguindo o plano de Governo do Prefeito Clóvis Volpi, e sabendo o quão importante são as nossas atividades, já demos início a vários de nossos cursos e eventos. E agora com esse espetáculo de ópera, que teve uma grande aceitação por parte dos visitantes, nós aumentamos o nosso leque de opções culturais na Estância, mas nosso trabalho não para por aqui, em breve iremos organizar novas atividades gratuitas à população”, concluiu.
Além de autoridades da Estância, o evento também recepcionou a Chanceler do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Maura Montali.
Sobre a ópera: Gianni Schicchi é uma ópera cômica, de Giacomo Puccini, com libreto de Giovacchino Forzano, baseado no Canto XXX do Inferno da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Na história, Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para a igreja. A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Imitando o falecido, Schicchi dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.