Américo Scucuglia indica criação de carteira identificação da pessoa com fibromialgia
A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso a direitos e benefícios, proporcionando uma qualidade de vida melhor
- Data: 30/05/2024 08:05
- Alterado: 30/05/2024 08:05
- Autor: Redação
- Fonte: CMSCS
O vereador Américo Scucuglia (PRD) protocolou projeto de lei para instituição da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF) em São Caetano do Sul. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso a direitos e benefícios, proporcionando uma qualidade de vida melhor para quem convive com essa condição.
“A carteira vai trazer mais dignidade e respeito, além de facilitar a vida dessas pessoas em situações que exigem maior compreensão e paciência, sensibilizando a população sobre a realidade enfrentada por esses pacientes”, afirma o vereador na justificativa do projeto, que será analisado pelas comissões da Casa antes de ir para votação em plenário.
Para o vereador, a aprovação da lei representa um avanço significativo nas políticas de inclusão e assistência social. “Ao reconhecer oficialmente as dificuldades enfrentadas pelos portadores de fibromialgia, o município dá um exemplo de empatia e responsabilidade social, promovendo um ambiente mais justo e acolhedor para todos”, acrescenta Américo Scucuglia.
De acordo com a propositura, o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia, nos órgãos, autarquias, empresas públicas e privadas localizadas será realizado pela apresentação do CIPF, pelo seu titular, pais ou responsáveis.

RECOMENDADOS
- Rodoviária de Santo André: mais de 8 destinos atendidos
- Parque Central de Santo André: 5 atrações para todos
- Sesc Santo André: 5 atividades para todos
- Poupatempo Santo André: mais de 5 serviços disponíveis
- Estação Santo André: 4 linhas de conexão estratégica no transporte do ABC
- Fundação Santo André: 3 áreas de ensino superior