AME reduz pela metade taxa de absenteísmo entre os munícipes de Mauá

Ações de matriciamento e aproximação com a Regulação Municipal causaram queda de 25% para 13% no índice de faltas nas consultas médicas entre munícipes que utilizam o AME Mauá

  • Data: 24/05/2024 10:05
  • Alterado: 24/05/2024 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: FUABC
AME reduz pela metade taxa de absenteísmo entre os munícipes de Mauá

Crédito:Divulgação

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Em continuidade à reformulação administrativa e assistencial iniciada no ano passado, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá alcançou importante conquista que comprova seu compromisso com a eficiência no atendimento e com o uso dos recursos públicos. Entre janeiro de 2023 e março de 2024, a taxa de absenteísmo em consultas — caracterizada pela ausência do paciente nas consultas agendadas— caiu de 25% para 13% entre usuários mauaenses da unidade.

Para ilustrar o cenário, no intervalo entre os meses de março 2023 e de 2024 houve redução de 129 pacientes faltantes para 63, respectivamente, o que significa uma queda de 51%. A comparação refere-se às consultas médicas entre pacientes que residem em Mauá.

A melhora da performance foi fruto de um trabalho integrado e estratégico conduzido pela área de Qualidade do AME Mauá. Após o diagnóstico da situação, no início do ano passado, a unidade buscou a implementação de ações focadas em identificar as relações de causa/efeito associadas ao absenteísmo no serviço. As ações, com foco no aperfeiçoamento do atendimento e na continuidade do cuidado, visaram a compreensão dos motivos que levavam os usuários do município a faltarem às consultas previamente agendadas.

A estratégia de aproximação consistiu em envolver a equipe de matriciamento da unidade e da Regulação Municipal em encontros mensais para promover a discussão de melhorias e o desenvolvimento de abordagens estratégicas. Nos debates, o AME Mauá apresentou seu Projeto de Matriciamento às equipes de Atenção Básica do município, com detalhamento sobre as rotinas e fluxos específicos relativos à perda primária, agendamentos, confirmações e contato com o paciente.

A partir desta iniciativa, com uma abordagem mais colaborativa e integrada, a unidade começou a notar benefícios como o acolhimento de dificuldades de forma empática e orientada por soluções, além da proatividade coletiva para sanar eventuais falhas de processo. Foi possível, também, aprimorar práticas de saúde e melhorar a eficiência dos encaminhamentos e agendamentos, com base na identificação de gargalos nos fluxos de trabalho, na simplificação de processos administrativos e na criação de ferramentas que otimizaram o processo de marcação de consultas internas.

“Os resultados indicam que uma abordagem colaborativa não apenas resolveu desafios específicos, mas também criou uma base sólida para uma prática de saúde mais eficiente, transparente e centrada no paciente da região. A iniciativa exemplifica o poder da cooperação interdisciplinar para aprimorar a prestação de cuidados em saúde e proporcionar benefícios à comunidade local”, explica a responsável pela área de Qualidade do AME Mauá, Camila de Oliveira Souza, que completa: “Os efeitos não apenas beneficiam diretamente a eficiência operacional do AME, mas também criam um impacto positivo na experiência do paciente e na saúde regional, garantindo um acesso mais eficaz aos serviços de saúde”.

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  • Data: 24/05/2024 10:05
  • Alterado:24/05/2024 10:05
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