Alunos e professores da Rede Municipal de Nova Odessa aprovam visita ao ‘IZ de Portas Abertas’
O IZ recebeu nos dois dias do evento um público de aproximadamente 1.180 visitantes
- Data: 08/12/2023 13:12
- Alterado: 08/12/2023 13:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Nova Odessa/SP
IZ de Portas Abertas
Crédito:Prefeitura de Nova Odessa
Cerca de 120 alunos de três escolas da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Odessa visitaram no último dia 24 de novembro a Fazenda do Estado, sede do IZ (Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo), no primeiro dos dois dias de programação do “IZ de Portes Abertas” 2023. E tanto alunos quanto professores e dirigentes aprovaram a experiência na “Feira de Ciências”.
O segundo dias de visitas foi aberto à comunidade. Ambos os dias contaram ainda com diversas atrações. O IZ recebeu nos dois dias do evento um público de aproximadamente 1.180 visitantes.
Os alunos gostaram bastante e mostraram-se curiosos com as questões que envolvem genética e pesquisa de qualidade. Muitos tiveram contato pela primeira vez com ovelhas, pôneis e suínos. “Isso aumenta a curiosidade e o espírito científico. Precisamos tornar isso mais comum e inclusive aos alunos mais jovens”, afirmou a coordenadora da EMEFEI Prefeito Simão Welsh (do Jardim Santa Rita 2), Priscila Alcântara – uma das escolas que “mandou” alunos para a visita ao IZ.
“Nossos alunos puderam observar e experienciar muitas informações importantes acerca do Instituto de Zootecnia. Informações essas a respeito da piscicultura, pecuária, estação de tratamento e valorização dos afluentes, laboratório de análise e qualidade do leite – tudo de uma forma muito atrativa, através de um passeio de trenzinho”, destacou a diretora de Ensino Fundamental da Rede Municipal, Denile Tupinambá Marin.
“E o mais importante de tudo isso foi conhecer toda parte de pesquisa do Instituto, que está dentro da nossa cidade. Muitas crianças não conheciam o IZ e puderam viver pela primeira vez uma experiência como esta”, completou o secretário municipal de Educação, José Jorge Teixeira.
No evento em dois dias, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho em pesquisa científica realizado pela instituição novaodessense, e também de vivenciar uma interação entre a comunidade científica e a sociedade, por meio de atividades e ações dirigidas.
“FEIRA DE CIÊNCIAS”
No espaço, estavam representados os Centros de Pesquisa do Instituto com seus laboratórios, em estandes monitorados por pesquisadores e funcionários, que tiveram a missão de apresentar e explicar aos alunos de maneira lúdica as pesquisas realizadas pela Instituição.
Atividades interativas, como caça-palavras e quebra-cabeças, associados aos temas de pesquisa também estiveram incluídas na visitação. Os alunos puderam ainda conhecer algumas instalações do IZ, através do passeio de trenzinho aos setores de suinocultura e de ovinocultura, quando tiveram oportunidade de ver os animais nos locais de produção.
Para o diretor-geral do IZ, Enilson Ribeiro, o evento atendeu as expectativas. “Houve uma interação muito grande entre pesquisadores da instituição e o público, o que foi mostrado pela alegria das crianças e até mesmo dos adultos que visitaram o IZ. Estamos felizes com o resultado”, afirmou.