Alunos do EJA de Diadema aprovam mutirão de oftalmologia

Avaliação aconteceu, neste sábado, no Quarteirão da Saúde como parte das ações do Programa Lentes do Saber

  • Data: 23/05/2023 08:05
  • Alterado: 31/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Alunos do EJA de Diadema aprovam mutirão de oftalmologia

Lentes do Saber

Crédito:Dino Santos

Você está em:

Carmelino Santos dos Santos tem 87 anos e há alguns anos é aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde busca companhia e apoio para melhorar os estudos e a leitura. Neste sábado (20), acordou cedo e veio para o centro de Diadema cuidar da saúde. Ele foi um dos 408 alunos do EJA convocados para o primeiro mutirão de oftalmologia realizado pelo Quarteirão da Saúde neste ano.

“Sempre me falam que estudar não tem idade. Minha vizinha é professora e me chamou pra ir no EJA porque sabe que tenho pouca leitura e desde então estou lá. Estudar é muito bom. Eu uso óculos, mas as vezes embaça para ler. Então agora com esse atendimento acho que vai ajudar. O médico me examinou e explicou tudo o que preciso fazer“, conta Carmelino, que foi diagnosticado com uma catarata no olho esquerdo.

Além de passar pela triagem e por consultas oftalmológicos, quem comparece ao mutirão pode ser encaminhado para sub especialidades com o Sr Carmelino ou já receber a receita para receber os óculos de grau.

Os colegas de escola, Luzia Trajano de Souza e José Evangelista de Jesus, aprovaram o mutirão. Luzia conta que além de serem triados na escola, no Quarteirão da Saúde, foram avaliados por especialistas e puderam escolher os óculos de grau de sua preferência. “De primeira já escolhi o meu que é esse roxo. Agora só esperar chegar. Achei maravilhoso o atendimento”.

José Evangelista conta que já usa óculos, mas descobriu que o grau estava desatualizado. “Antes estava com um pouco de dificuldade de ler e o médico disse que meu grau aumentou. Como os óculos novos vai resolver o problema e me ajudar no estudo”.

Maria Claudia Vilela, diretora do Quarteirão da Saúde, celebrou o resultado do primeiro mutirão de 2023. “Dos 408 pacientes que convocamos para essa ação, vieram 288 e, destes, 44, ou seja, 15,27%, foram encaminhados para acompanhamento nas sub especialidades, além disto, fizemos mais de 200 consultas e foram escolhidos 191 óculos. Foi o melhor número que tivemos até agora”, afirmou. 

A secretária de Educação Ana Lucia Sanches destacou que a alegria dos estudantes ao fazer a consulta e escolher os óculos era nítida em todos os atendimentos. “Importante a gente observar que quase todos que passaram em consulta precisam de óculos novos, então a gente comprova como essa questão da saúde ocular é um fator fundamental para o bom desempenho escolar”, pontuou.

Lentes do Saber

A ação faz parte do programa Lentes do Saber, iniciativa das Secretarias de Educação e Saúde de Diadema, implantado no ano passado e que vem avaliando e cuidando da saúde ocular dos alunos da rede municipal de ensino, além de fazer parte da programação prevista no hall de iniciativas do programa Prefeito Amigo da Criança.

Em 2022, o programa realizou testes em todos os estudantes do primeiro ano do fundamental, este ano foi estendido também para os estudantes do 5º ano do fundamental e da EJA.

Primeiro, os alunos passam por testes de acuidade visual com a equipe da Educação que foi treinada para essa triagem inicial. Os alunos que apresentam alguma dificuldade são encaminhados para os mutirões realizados no Quarteirão da Saúde. As avaliações são feitas por residentes e preceptores em Oftalmologia e conta com apoio de profissionais de outras áreas e especialidades do serviço. Ao final dos testes, quem apresenta necessidade, recebe óculos de grau gratuitamente.

Para 2023, estão previstos mais três mutirões. O próximo deles acontece no dia 17 de junho.

Compartilhar:
1
Crédito:Dino Santos
1
Crédito:Dino Santos Lentes do Saber

  • Data: 23/05/2023 08:05
  • Alterado:31/08/2023 20:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados