Alunos de Santo André compartilham conhecimento através da Plataforma Microsoft Teams
A partir de temáticas interdisciplinares, os estudantes exploram conteúdos on-line gamificados, desenvolvem cartazes e realizam troca de conteúdo entre turmas
- Data: 11/07/2022 16:07
- Alterado: 17/08/2023 00:08
- Autor: Caroline Terzi
- Fonte: PMSA
Alunos de Santo André compartilham conhecimento através da tecnologia pela Plataforma Microsoft Teams
Crédito:Alex Cavanha/PSA
Um material pedagógico que possibilita ampliar a compreensão de mundo, o desenvolvimento do raciocínio lógico e criativo. Na rede municipal de ensino de Santo André são oferecidos recursos para que o aprendizado ocorra de forma eficaz, atraindo a atenção e engajando os participantes.
Neste contexto, boas práticas educacionais podem ser observadas com excelentes resultados, como no caso do 5º ano C da EMEIEF Comendador Piero Pollone, localizada no bairro Cidade São Jorge. No dia a dia da turma, percebeu-se grande interesse dos estudantes na utilização de tablets para aprendizado durante as aulas e também em casa.
Os eletrônicos, fornecidos pela Prefeitura de Santo André com chips para acesso gratuito à internet, contam com a plataforma Teams for Education, fruto da parceria (sem custo para o município) entre a Secretaria de Educação e a Microsoft, proporcionando acesso pelos alunos e professores da rede.
A partir da ferramenta, entre suas diversas funcionalidades, os discentes utilizam conteúdos gamificados sobre o currículo de Ciências e aprendem brincando.
“A ação proporcionou desafios, chamando a atenção das crianças que se envolvem com vontade de aprender, além dos livros. Essa geração já nasce com facilidade para a tecnologia, o que ajuda na aprendizagem”, destaca Luciane Moretti Negresiolo, diretora da EMEIEF Comendador Piero Pollone.
A parceria da Secretaria de Educação com o Instituto IPRODESC possibilitou aos estudantes o acesso à Plataforma Mundus, que utiliza elementos dos games para construir uma abordagem lúdica de ensino e engajar estudantes do ensino fundamental na aprendizagem. Ela oferece conteúdos que apresentam áreas do conhecimento com mundos a explorar. É estruturada com linguagem simples e objetiva, apresentando objetos de aprendizagem fundamentados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para complementar as ações voltadas à educação integral e apoiar o ensino híbrido.
O aluno Rodrigo Malta Mariano Quinto, de 10 anos, aprovou a experiência com a plataforma. “Descobri muitas novidades com os vídeos e as fases do app”.
“O diferencial do uso da Plataforma Mundus é que ela pode ser utilizada no turno e contraturno escolar e em qualquer dispositivo. Oferece um material versátil para professores e alunos e associa as ciências, de forma interdisciplinar e dialógica, com o uso da tecnologia e da gamificação, favorecendo a aprendizagem dos conteúdos curriculares e o letramento científico de forma divertida e interativa para os estudantes”, enfatiza Sue Guazzi, gerente de Projetos do IPRODESC.
O 5º ano C da EMEIEF Comendador Piero Pollone já explorou os conteúdos de Terra e Universo, relacionados à Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, e desafios da área de Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida junto ao pioneiro projeto da Educação de Santo André intitulado “A natureza devolve o que não é dela”.
Aos 10 anos, a aluna Letícia dos Santos Oliveira tem orgulho de ter incentivado a abordagem dessas temáticas em sala de aula em conjunto com seus colegas de classe. “Quando crescer quero ser bióloga. Nosso planeta está sofrendo muito e temos que agir, por isso fizemos alguns trabalhos aqui na escola para alertarmos as pessoas”, conta.
A utilização dos tablets incentivou os alunos a desenvolverem outros projetos por iniciativa própria, criando uma equipe no Microsoft Teams entre os alunos para difundir informações sobre a preservação do planeta envolvendo outras fases da educação.
A partir daí a disseminação do conhecimento foi tomando proporções maiores, como a produção de um episódio de rádio em Podcast. O aluno Kaun Alves de Carvalho, de 10 anos, participou como locutor do projeto. “Minha família me elogiou bastante e eu sinto muito orgulhoso. Chamar a atenção para que todos cuidem e respeitem nosso meio ambiente é muito importante”.
A aluna Maria Cecília Alves Gonçalves Barros, de 10 anos, também destacou o trabalho da sua sala a partir da produção de cartazes. “É legal andar pela escola e ver nossos cartazes na parede, assim todos conseguem ver as nossas mensagens de apoio e proteção pelo nosso planeta”.
Ainda em fase de produção pelos anos do 5º ano C, para este ano está prevista a apresentação de um teatro de fantoches para alunos da Educação Infantil, na unidade escolar. A professora Patrícia Elizabeth Moreira comemora a participação e engajamentos dos alunos. “Explorar esses materiais pedagógicos foi extremamente positivo para todos. Os alunos se mostraram entusiasmados com a metodologia, aderindo aos estudos com autonomia. Me vejo apenas como condutora de todas essas ideias que foram colocadas em prática, porque os projetos são deles”, conclui.