Alunos de Diadema recebem projeto de educação no trânsito
Esta é mais uma atividade do Programa Cidade na Escola, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema, com a Fundación Mapfre
- Data: 26/04/2019 17:04
- Alterado: 26/04/2019 17:04
- Autor: Beatriz Lucas
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso
Durante a semana de 22 a 26/04, o Programa “Na Pista Certa” esteve na Escola Municipal Zilda Gomes, que recebeu alunos de seis escolas, oferecendo diversas ações de educação no trânsito.
“Essa parceria com a Mapfre trabalha a importância das regras de convivência e de valores como respeito, gentileza para uma maior segurança no trânsito. Educar as crianças para o trânsito fará uma grande diferença no futuro”, comentou o secretário de Educação, Cacá Vianna.
Cerca de 1.600 alunos participaram das atividades que envolvem teatro sobre segurança no trânsito, aulas sobre placas de sinalização viária e equipamentos de segurança para ciclistas, além do percurso de bicicleta na cidade mirim. O teatro conta a história de uma cidade que era muito limpa e boa para viver, até que um cidadão resolve deixar o local bagunçado e sujo.
“Eu aprendi que não pode dirigir mexendo no celular, que precisa parar quando o farol estiver vermelho, prestar atenção nas placas de sinalização e andar na faixa de pedestres”, contou a aluna da EM José Rodrigues Pinto, Isabela Rodrigues Martins Santos Silva.
As professoras receberam uma cartilha que contém informações sobre o programa e sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aulas e que ajudarão na reflexão sobre o local em que vivem, com seus códigos e regras, e sobre seus papéis como cidadãos.
Já os alunos, uma cartilha com um jogo de tabuleiro chamado “O Jogo do Cidadão”. O objetivo da brincadeira é chegar até a Prefeitura e vivem os desafios de pedestres, ciclistas e motoristas. Cada participante, na sua vez, joga o dado para ver quantas casas avançará. Quando cair em uma casa amarela, que contém perguntas como “Para ir até a praça você utiliza a faixa de pedestre?”, deve jogar uma moeda para responder sim (cara) ou não (coroa) e seguir as instruções correspondentes.
“Eu acredito que os alunos passam esse conhecimento para os pais. Muitas vezes, até cobram quando enxergam uma situação errada. Eles crescem com essa consciência do que é certo ou errado”, explicou a professora Roselene Martins Santos Silva.
Programa Cidade na Escola
Cerca de 1.900 crianças são atendidas no contraturno escolar, uma vez por semana, no Programa Cidade na Escola da Prefeitura de Diadema. Para realizar as aulas, a Secretaria de Educação conta com parceria com três instituições principais, sendo o Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima, que oferece oficinas de Hip Hop (rap, dança, graffiti, discotecagem), o Circo Escola, que realiza sensibilização circense com trapézio, aéreos, malabarismo, entre outros e a ACER Brasil com aulas de dança, música, percussão e artes.