Alunos de 10 escolas do ABC participam de programa de prevenção cardiovascular

Programação inclui circuito em salas temáticas sobre atividade física, nutrição, relaxamento e até teatro

  • Data: 24/09/2019 13:09
  • Alterado: 24/09/2019 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Alunos de 10 escolas do ABC participam de programa de prevenção cardiovascular

Red heart at the human hands isolated on white

Crédito:Depositphotos

Você está em:

Nesta quarta-feira (25), alunos de 10 escolas estaduais da região do ABC vão participar do programa SBC vai à Escola realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Secretaria Estadual da Educação (veja a lista abaixo). O evento conta com apoio das 19 regionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Às 14h, o haverá uma cerimônia de lançamento das ações na Escola Estadual Cardoso de Mello Neto, na capital.

O evento marca o Dia Mundial do Coração celebrado no dia 29 de setembro. O objetivo é que alunos do Ensino Fundamental e Médio aprendam a importância da adoção consciente de hábitos de vida mais saudáveis. Os estudantes vão participar de um circuito que inclui salas temáticas de atividade física, nutrição, teatro, relaxamento e multimídia-estudo. Cada uma tem duração de 30 minutos.

Os monitores guiarão a experiência dos alunos, orientando para os sete fatores de risco modificáveis das doenças cardiovasculares (obesidade, sedentarismo, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, tabagismo e estresse). Também serão reforçados os fatores protetores para a saúde do coração como atividade física regular e alimentação saudável.

Sobre o programa SBC vai à Escola

O programa é formado por quatro etapas: a primeira é a formação de monitores, sejam eles professores ou membros de grêmios estudantis, que recebem palestras sobre os sete fatores de risco de doenças cardiovasculares.

O segundo momento é a comemoração que ocorre nesta quarta-feira; a terceira etapa é o programa de educação continuada cardiovascular que deve ser implementado pela escola, e desenvolver de maneira ativa e continuada ações de prevenção no ambiente escolar, considerando dias temáticos.

Por último, o programa prevê estimular os participantes a expandir todo o conhecimento adquirido para a sociedade como um todo, fazendo com que eles se tornem protagonistas em ações de prevenção perante aos familiares e seus grupos sociais.

Escola

Município

EE Amaral Wagner

Santo André

EE Pe. Aristides Greve

Santo André

EE Pro. Beneraldo T. Piza

Santo André

EE Dr. Celso Gama

Santo André

EE Educador Pedro Cia

Santo André

EE Sen João Galeão Carvalhal

Santo André

EE Papa João Paulo I

Santo André

EE Papa Paulo VI

Santo André

EE Prof. José Carlos Antunes

Santo André

EE Prof. Rubens Moreira

Santo André

Compartilhar:

  • Data: 24/09/2019 01:09
  • Alterado:24/09/2019 13:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados