Alunos da Universidade Federal do ABC estudam políticas públicas de Diadema
Trabalhos finais das atividades de imersão poderão servir de subsídios para outras atividades de formação
- Data: 02/05/2023 17:05
- Alterado: 02/05/2023 17:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
Os 60 alunos do curso de Políticas Públicas da UFABC (Universidade Federal do ABC) vão passar esta semana em Diadema para realizar trabalhos sobre a continuidade e a descontinuidade das políticas públicas da cidade. O trabalho é coordenado pela professora Lívia De Tommasi e tem foco nas áreas de Planejamento, Educação, Habitação, Cultura, Segurança Cidadã e Segurança Alimentar.
De terça (2) a sexta-feira (5), os estudantes vão analisar a trajetória histórica das diretrizes e programas implementados na cidade em cada uma das seis áreas escolhidas. A imersão para aprofundamento das políticas desenvolvidas consiste na visita aos equipamentos municipais para entrevistar os gestores e conversar com os usuários e técnicos dos programas
Esse trabalho, conhecido por Observatório de Políticas Públicas, é obrigatório por envolver várias atividades de ensino, pesquisa e extensão que se articulam. É a possibilidade de os alunos entrarem em contato direto com as práticas de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
As visitas e entrevistas acontecem até sexta-feira, quando os estudantes se encontram com o prefeito José de Filippi Júnior. Os trabalhos finais serão apresentados na próxima semana para uma banca avaliadora e poderão servir de subsídio para outras atividades de formação de alunos e gestores.
“São várias reuniões acontecendo simultaneamente, para entender o funcionamento de uma Prefeitura. É muito importante essa aproximação, para que os estudantes vejam na prática a rotina e que possam conhecer os principais departamentos de uma máquina pública”, destacou a secretária de Planejamento e Gestão, Fatinha Queiroz.