Alunas de São Caetano expõem aplicativos participantes de competição internacional
A competição tem como objetivo incentivar meninas a ingressarem no campo da tecnologia.
- Data: 07/05/2021 14:05
- Alterado: 07/05/2021 14:05
- Autor: Suzel Tunes
- Fonte: PMSCS
Foto das alunas em atividade feitas antes da pandemia.
Crédito:Wesley Dourado/PMSCS
Cinco equipes de escolas municipais de São Caetano do Sul estão participando da temporada 2021 do Technovation Girls, a maior competição de tecnologia do mundo voltada exclusivamente a meninas. Os projetos inscritos serão expostos na próxima quarta-feira (12/5), a partir das 19h, pelo perfil do Youtube da EMNOVA (Escola Municipal de Novas Tecnologias).
As equipes participantes da Technovation Girls – formadas por meninas entre 10 e 18 anos – farão um pitch, uma breve apresentação, dos aplicativos que criaram para a competição, repetindo a bem-sucedida experiência realizada no ano passado. Como defende o secretário municipal de Educação, Fabricio Coutinho de Faria, “é preciso seguir apoiando as ações que colaboram para construir um mundo mais inclusivo e justo”.
Inclusão é um dos principais objetivos do Technovation Girls. A competição tem como objetivo incentivar meninas de 10 a 18 anos a ingressarem no campo da tecnologia. O desafio das equipes participantes é criar um aplicativo de celular com propósito social, que busque solucionar problemas do cotidiano.
De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nos últimos cinco anos, a participação feminina na área cresceu 60% – passando de 27,9 mil mulheres em 2014 para 44,5 mil em 2019. Mas, ainda assim, mulheres representam apenas 20% dos profissionais de tecnologia do País. “A educação é, com certeza, o caminho para mudar esse panorama”, conclui Fabricio.