Alunas da Univesp criam material didático que auxilia crianças com TDAH

Estudantes da universidade, que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, tiveram a iniciativa implementada em escola municipal de Porto Feliz

  • Data: 11/04/2024 11:04
  • Alterado: 11/04/2024 11:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: SCTI
Aula gratuita aborda o autismo e a inclusão escolar

Crédito:Reprodução

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Cinco estudantes da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI), desenvolveram sob orientação da tutora Patrícia Alves Oliveira, um material didático personalizado para alunos com necessidades especiais, com foco em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

As estudantes Beatriz Santos Mendes, Leticia da Costa Meira, Ligia Souza Guido, Liliane Harumi Mizokoshi e Raffaela dos Santos, do eixo de Licenciatura, polo Porto Feliz, realizaram o trabalho, que foi aplicado em escola da cidade. O Projeto Integrador (PI), criado por elas, tem como principal objetivo auxiliar crianças com TDAH em sala de aula, onde muitas vezes têm suas necessidades particulares negligenciadas. “É comum ouvir pais e professores reclamarem do comportamento e expressarem claramente o cansaço e a impaciência diante do excesso de energia que alguns jovens demonstram”, esclarece o grupo no Relatório Técnico-Científico do PI.

A ação teve foco no aluno Perseu (nome fictício para preservar a identidade da criança), que possui diagnóstico de TDAH, retardo mental leve e transtorno de ansiedade de separação. As atividades interdisciplinares foram planejadas com base na análise dos laudos do discente e na colaboração de uma profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foram elaborados exercícios com diversas propriedades e intuito de potencializar o hiperfoco do aluno, entre eles, caça palavras, recorte e colagem, pintura e palavras cruzadas. Todos voltados às disciplinas de Ciências e Geografia, desenvolvidos com recursos audiovisual, textual e gráfico, com a ideia de tornar a aula mais divertida e dinâmica.

Durante o processo, Perseu demonstrou bastante interesse pelas atividades, certa dificuldade em algumas, como recorte e colagem, em que precisou de ajuda, e mais facilidade em outras, como o caça palavras. As alunas de licenciatura da Univesp conseguiram extrair da criança suas melhores qualidades e desenvolver habilidades em que ele tinha dificuldade, preservando sua segurança mental e aumentando seu desempenho com ações lúdicas e personalizadas.

O resultado do PI destaca a importância da inclusão e do apoio personalizado para alunos com necessidades especiais, além de ressaltar o papel fundamental dos professores e da equipe de apoio educacional na promoção do desenvolvimento desses jovens.

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  • Data: 11/04/2024 11:04
  • Alterado: 11/04/2024 11:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: SCTI









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