Altas aventuras

No Peru, o Jeep Cherokee 2019 desembarca no mercado sul-americano – chegada ao Brasil é no segundo semestre

  • Data: 14/06/2018 09:06
  • Alterado: 14/06/2018 09:06
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Luis Piedra Cueva/Airbag exclusivo para Agência Automotrix
Altas aventuras

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A partir da recente reestruturação da Fiat Chrysler Automobiles da América Latina, agora os mercados da região – exceto Brasil, Argentina e México – são administrados pelo novo escritório que o conglomerado ítalo-americano acaba de inaugurar em Santiago, no Chile. Realizada na cidade peruana de Cusco, a apresentação à imprensa local do Jeep Cherokee 2019 – que chega agora ao mercado sul-americano – foi o primeiro grande evento promovido pelo novo escritório regional. O “portão de acesso” do novo Cherokee à América do Sul será o Peru, onde já está sendo comercializado. Ainda em junho, estará também na Bolívia e no Chile, e em julho será a vez do Equador, Colômbia e América Central. No Brasil, o novo Cherokee desembarca no segundo semestre e será uma atração do estande da Jeep no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro. Nas concessionárias brasileiras, sua missão será tentar “pegar carona” na impressionante performance do Compass, que é o veículo mais vendido da Jeep e o décimo carro mais vendido no Brasil, com mais de 4.600 unidades emplacadas mensalmente em 2018.

Embora tecnicamente seja um “facelift”, porque estruturalmente mantém a base do Cherokee anterior, uma série de mudanças importantes foram implementadas. As principais são na frente, onde há agora um visual mais alinhado com os demais modelos da marca. Com o antigo arranjo de luzes dianteiras de conjunto ótico dividido – com repetidores de direção e luzes diurnas acima e os faróis abaixo, semelhante ao da picape Fiat Toro –, o utilitário esportivo dividia opiniões. Até que a Jeep apresentou no último Salão de Detroit, em janeiro, o Cherokee 2019 com um aspecto frontal bem mais próximo ao do Compass e do Grand Cherokee. A reestilização na dianteira incluiu a adoção de novos faróis bi-leds que integram as luzes diurnas (DRLs) em um único elemento, novo capô e novos faróis de neblina. Na traseira, a tampa do porta-malas ganhou uma maçaneta mais elevada, para maior conforto de uso, e agora incorpora a função mãos-livres, que abre a tampa automaticamente quando se faz um movimento de chute embaixo do para-choque. O novo conjunto ótico exibe uma assinatura de leds homogênea, que envolve as lanternas de posição, e luzes de freio e as setas. O duplo teto-solar panorâmico de vidro é opcional. As mudanças no desenho aumentaram sutilmente o comprimento – agora são 4,65 metros. As outras medidas ficaram na mesma: largura de 1,86 metro, altura de 1,67 metro e distância entre-eixos de 2,70 metros.

Para contribuir para a redução de peso, o Cherokee 2019 incorpora um novo diferencial traseiro, mais leve, eficiente e tecnológico do que o do modelo anterior. Mecanicamente, o modelo foi apresentado no Peru com duas opções de motor a gasolina: um 2.4 litros Tigershark MultiAir2 com 186 cavalos e 23,5 kgfm, e um Pentastar 3.2 litros V6 capaz de entregar 275 cavalos e 33 kgfm. Nos dois casos, o motor é associado a uma transmissão automática sequencial de 9 marchas, com padlle-shifts no volante. É a mesma que já equipava o modelo anterior, mas recebeu uma atualização de software para proporcionar arrancadas mais vigorosas, mais suavidade para despejar a força em velocidades de estrada e maior eficiência energética. Algumas versões incorporam a tecnologia Stop-Start (ESS), que providencia desligamento automático do motor quando o veículo está parado e engatado, para reduzir o consumo de combustível.

No Brasil, o Cherokee deve incorporar um novo motor 2.0 turbo, o mesmo do novo Wrangler, feito em alumínio e com injeção direta de combustível, capaz de gerar 273 cavalos de potência e torque máximo de 40,8 kgfm. Parte da família GME (Global Medium Engine), o motor conta com turbina de fluxo duplo (twin scroll) de baixa inércia e válvula de alívio (waste gate) com atuação eletrônica, que buscam oferecer melhor desempenho mesmo em terrenos difíceis. O turbo é montado diretamente no cabeçote, para reduzir emissões e aumentar a durabilidade. Um circuito de refrigeração dedicado permite diminuir a temperatura do ar de admissão, do corpo do acelerador e da turbina. A engenharia da FCA afirma que é a primeira vez que são usados conjuntamente turbo de fluxo duplo, sistema C-EGR, injeção direta central e refrigeração líquida independente para o ar de admissão, corpo do acelerador e turbina. O objetivo é proporcionar baixas emissões, otimizar o desempenho em acelerações e retomadas e melhorar a dirigibilidade.

Segundo a Jeep, 65% dos elementos do novo Cherokee foram construídos com aço de alta resistência. Como no Cherokee anterior, a suspensão frontal é independente tipo Mc Pherson e, na traseira, Multi-link independente, ambas com molas helicoidais e barra estabilizadora. O novo Cherokee também agrega o Trail Rated, que aumenta a capacidade off-road com três sistemas de tração nas quatro rodas, e também o controle de tração Selec-Terrain com até cinco modos personalizáveis (automático, neve, esportes, areia / lama e rocha). A versão Trailhawk inclui um bloqueio do diferencial traseiro do Drive Lock, para melhor tração em situações mais complexas. No mercado peruano, o Jeep produzido na fábrica de Belvidere, no estado norte-americano de Illinois, foi apresentado em cinco versões: Sport, Longitude, Limited, Trailhawk e Overland. Não está definido quais serão oferecidas no mercado brasileiro, onde o Cherokee 2019 – embalado pelo visual renovado – chegará em breve para assumir com propriedade o estratégico papel de “irmão maior” do bem-sucedido Compass. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix)

EXPERIÊNCIA A BORDO

UPGRADE GENERALIZADO
A renovação do Cherokee passou também pelo interior. A cabine atualizada recebeu um toque de elegância e contemporaneidade, preservando a praticidade e o conforto que já caracterizavam o modelo. O hub de conectividade, com entrada USB e tomada de 110 volts, foi reposicionado para a parte traseira do console central, aumentando o espaço de armazenamento frontal, com um nicho ideal para colocar telefones celulares e outros dispositivos. Entre as novidades, novos revestimentos de aspecto mais elegante e requintado e mudanças no design do painel frontal. A nova tela sensível ao toque pode ser de 7.0 e 8.4 polegadas, dependendo da versão. Ela incorpora a função pinch-to-zoom (zoom com os dedos), que é bastante intuitiva, e oferece melhor conectividade graças ao sistema UConnect de quarta geração, que inclui Apple Car Play e Android Auto. Os bancos dianteiros são aquecidos e ventilados.

O novo Jeep conta com diversos elementos de segurança ativa e passiva, entre os quais se incluem o sistema de estacionamento semi-autônomo ParkSense, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alarme de colisão frontal (FCW), sistema de alerta de mudança de faixa LaneSense, botão SOS, controle eletrônico de estabilidade (ESC), mitigação de rolagem eletrônica (ERM), monitor de ponto cego (BSM), controle de tráfego cruzado traseiro, câmera traseira ParkView com linhas dinâmicas e oito airbags de série. Outro destaque do Cherokee 2019 é o nível de isolamento acústico, consideravelmente melhor em comparação ao modelo anterior.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

NA SUBIDA DOS ANDES
Cusco/Peru – Para o lançamento do Cherokee 2019 na América do Sul foi escolhida a cidade peruana de Cusco. Uma ótima oportunidade para difundir o resgate da cultura milenar da civilização inca, que em geral parece não ser devidamente valorizada pelos demais países sul-americanos. A apresentação incluiu um longo test drive, que levou um dia inteiro de viagem. A partir de Cusco, que fica a cerca de 3 mil metros de altura, o trajeto passou por várias cidades da região, subindo para uma altitude máxima de 3.762 metros acima do nível do mar, na cidade de Raqchi.

Para chegar lá, o Cherokee percorreu estradas de montanha com paisagens espetaculares, às vezes com certo grau de complexidade. A unidade avaliada foi uma Longitude, com motor 2.4 litros MultiAir TigerShark de quatro cilindros e 16 válvulas, com 186 cavalos, que passou por mudanças para reduzir o consumo de combustível, o ruído e a vibração. Durante toda a viagem, o funcionamento do “powertrain” foi eficiente em qualquer das situações que foram apresentadas, especialmente quando tinha que subir as sinuosas e escorregadias estradas da cordilheira. Com facilidade, mostrou capacidade suficiente para conduzir os passageiros confortavelmente, sem jamais esmorecer – apesar da altitude elevada da região que, como se sabe, reduz consideravelmente o desempenho do motor.

O asfalto, naturalmente, é um lugar onde o Cherokee demonstra com mais ênfase seu conforto. Os pneus 225/60 R17 BSW Touring dão conta do recado tanto no asfalto quanto nas trilhas. E os assistentes para a condução, como controle de tração ou de arranque em aclive, tornam a vida do motorista mais fácil.

Em suma, o novo Cherokee se mantém como um veículo fiel à linhagem aventureira da Jeep, mas pertencente à parte mais refinada da marca. O que lhe permite oferecer um alto nível de luxo e conforto, sem comprometer sua capacidade off-road. Um Jeep que proporciona grande prazer de dirigir, um prazer dessa vez reforçado pelo espírito do antigo Império Inca, que se faz presente em todos os cantos da bela região peruana de Cusco.

FICHA TÉCNICA
Jeep Cherokee 2.4 Tigershark Longitude
Motor
: Gasolina, dianteiro, transversal, 2.360 cm³, quatro cilindros, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.
Transmissão: Câmbio automático com nove velocidades à frente e uma a ré.
Potência máxima: 186 cv a 6.400 rpm.
Torque máximo: 23,5 kgfm a 3.900 rpm.
Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores a gás, barra estabilizadora e braços de controle inferior e superior. Traseira independente do tipo Multilink com molas helicoidais, amortecedores a gás, braço de controle inferior e superior. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS com EDB de série.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,65 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,67 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos.
Capacidade off-road: Ângulo de 16,7° de ataque e 24,6° de saída, com 208 mm de altura livre para o solo.
Airbags dianteiros, laterais, do tipo cortina, joelhos e traseiros.
Pneus: 225/60 R17 BSW Touring.
Tanque de combustível: 60 litros.
Itens de série: Ar-condicionado digital, oito airbags, quatro ajustes lombares para o banco do motorista, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecidos, câmara de ré, coluna de direção com ajustes elétricos, controle de tração e estabilidade, controle de velocidade em descidas, monitor de pressão dos pneus, sistema de entretenimento UConnect com navegador GPS integrado, volante revestido em couro com comandos do áudio, controle de cruzeiro adapativo, park assist, monitoramento de faixa de rolagem, alerta de ponto cego e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Produção: Belvidere, Illinois, Estados Unidos.

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