Agentes de apoio escolar iniciam jornada no dia 9 em Diadema
Processo de seleção foi homologação e aprovados irão atuar no suporte de professores e estudantes da Educação Especial
- Data: 27/04/2022 15:04
- Alterado: 17/08/2023 05:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Agentes de apoio escolar iniciam jornada no dia 9 em Diadema
Crédito:Dino Santos
A Prefeitura de Diadema finalizou o processo de seleção de agentes de apoio escolar que vão atuar na rede municipal de Educação para auxiliar professores e estudantes da educação especial. A expectativa é a de que os novos funcionários aprovados iniciem a jornada no dia 9 de maio.
Os agentes de apoio escolar dão suporte à comunidade escolar na rotina diária. As escolas que necessitam desse profissional já informaram à Secretaria de Educação sua demanda e os servidores serão distribuídos conforme o critério da necessidade da unidade. Ao todo, as 60 escolas municipais serão contempladas.
“A conclusão do processo vai permitir que estudantes que necessitem de suporte possam frequentar as aulas de forma plena e inclusiva. Esses agentes terão papel essencial no dia a dia, com atuação importante na formação educacional de todas as nossas crianças, sem distinção”, comentou a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches.
Ao todo, 200 vagas foram abertas e a administração vai convocar os profissionais conforme a demanda. O processo seletivo tem validade de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura de Diadema, uma única vez e por igual período. A jornada semanal é de 40h, com salário mensal de R$ 2.400 e as regras trabalhistas seguem a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Entre as atribuições do agente de apoio escolar estão auxiliar o professor no desenvolvimento do trabalho pedagógico; ajudar nos momentos de entrada, saída e alimentação; ministrar medicamentos, quando necessário e, mediante prescrição médica; colaborar no desenvolvimento e acompanhamento de atividades recreativas e psicopedagógicas, incluindo a criação e desenvolvimento de condições que propiciem a construção do conhecimento integral do educando; e permanecer todo o período de aula do estudante, em local acessível à realização de suas funções, prestando apoio ao professor em regência da turma.
O processo de seleção foi homologado nesta quarta-feira (27) pelo prefeito José de Filippi Júnior. Classificação final e edital de chamamento estão disponíveis no link