Agência GABC e ACIARP lançam campanha para fortalecimento dos MEIs em Ribeirão Pires
A iniciativa também tem o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Sebrae
- Data: 15/12/2022 10:12
- Alterado: 15/08/2023 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Agência GABC
“MEI é Assunto Sério”
Crédito:Divulgação
A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC iniciou, nesta semana, a segunda fase da campanha online visando fortalecer o microempreendedorismo individual na região. Desta vez, a mobilização é focada nos empreendedores da cidade de Ribeirão Pires.
Intitulada “MEI é Assunto Sério”, a ação levará informações e cursos aos microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados no município através da ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires). A iniciativa também tem o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Sebrae.
A campanha se dá através de panfleto virtual touch screen, onde o microempreendedor poderá regularizar o seu negócio através do pagamento de débitos atrasados e promover cursos online oferecidos pelo Sebrae, entre eles, implantação das lojas virtuais e técnicas para turbinar as vendas. Para os empreendedores endividados, o Sebrae disponibiliza ainda o canal 0800 voltado para orientações e encaminhamentos.
Visando atingir o maior número de pessoas, o panfleto virtual será enviado pela Associação Comercial aos MEIs cadastrados, diretamente ao celular ou email do responsável. O sistema touch permite acesso direto ao serviço, bastando um toque na imagem correspondente.
A ação faz parte da campanha que teve início em abril, quando a iniciativa buscou atender os MEIs de todo o Grande ABC, através dos cadastros das Prefeituras. Agora, a meta é trabalhar individualmente cada município, através das Associações Comerciais.
A necessidade da campanha veio após levantamento promovido pela Agência de Desenvolvimento e o Consórcio ABC em dezembro do ano passado, quando ficou demonstrado que a taxa de inadimplência dos microempreendedores individuais no Grande ABC, em setembro de 2021, atingiu 40,7%, com picos de 50% antes da pandemia. Os dados foram disponibilizados pela Receita Federal, Ministério da Economia e DataSebrae.
Para o presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, muitos trabalhadores perderam o emprego com a pandemia e migraram para o MEI, outros, não puderam comercializar os seus produtos e acabaram endividados, por isso, a campanha.
“O levantamento mostrou que os microempreendedores se endividaram na pandemia, agora é o momento de reorganizar os negócios, por isso, pensamos na campanha online, oferecendo orientações, cursos e encaminhamentos aos empreendedores, tanto na retomada, organização e negociação de débitos”, destacou o presidente.
Acesse o panfleto virtual touch no link: