Acupuntura gratuita na saúde municipal completa um ano em Ribeirão Pires

Desde setembro de 2018, moradores contam com a terapia alternativa para auxiliar no tratamento e prevenir doenças

  • Data: 23/09/2019 09:09
  • Alterado: 23/09/2019 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Acupuntura gratuita na saúde municipal completa um ano em Ribeirão Pires

Sessão de acupuntura auricular na UBS Central

Crédito:Gabriel Mazzo

Você está em:

Maria Marinalva Ferreira de Lucena, 50 anos, está entre os quase 300 pacientes da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires que já realizaram, gratuitamente, acupuntura. Desde setembro de 2018, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece a linha de cuidados com terapia alternativa à população, na UBS Central da cidade.

Os moradores que precisam do tratamento são encaminhados de uma das unidades da Atenção Básica para a acupuntura. Maria Marinalva, que reside em Ouro Fino, iniciou as sessões há um ano. “Já foram 20 de lá pra cá e minha saúde melhorou. Estou feliz com esse serviço gratuito. Já indiquei para meus amigos, que ficam surpresos quando eu digo que a Prefeitura disponibiliza acupuntura para os pacientes. Pra quem pergunta, recomento!”, disse.

A implantação da acupuntura no serviço municipal pela Prefeitura contempla a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Portaria nº 971/2006). Essa é uma das terapias alternativas recomendadas, com o objetivo de garantir a prevenção de agravos, a promoção e o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

“Com isso, espera-se ampliar a resolubilidade dos casos atendidos em nossas Unidades, trazendo aos pacientes a modernização dos serviços, em uma rede em que cada pessoa tem cuidados integrados e humanizados. A expectativa é reduzir, por meio desse novo tratamento, o consumo de medicamentos e a utilização, em emergência, dos serviços municipais”, explicou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.

Na rede municipal de Ribeirão Pires, a técnica utilizada é a auriculoterapia com sementes. Esse tipo de tratamento utiliza pontos da orelha para enviar comandos ao cérebro, contribuindo para amenizar dores e no relaxamento do organismo.

A fisioterapeuta pós-graduada em acupuntura, Laila Figueiredo Pontes, sinaliza benefícios dessa terapia. “Nosso objetivo é promover, com a acupuntura, o equilíbrio do paciente, assim como seu bem-estar. Acupuntura contribui com a redução de dores nas costas, de cabeça; reduz o estresse; diminui a ansiedade e sintomas da depressão; trata insônia; diminui problemas estomacais; alivia sintomas da TPM; entre outros benefícios”, enumera a especialista.

O atendimento da acupuntura somente é realizado com encaminhamento médico. Cada paciente realiza dez sessões. Se necessário, o tratamento é ampliado, desde que feito o pedido pelo médico da Atenção Básica. A acupuntura leva cerca de 5 minutos para ser realizada.

Compartilhar:
1
Crédito:Gabriel Mazzo
1
Crédito:Gabriel Mazzo Sessão de acupuntura auricular na UBS Central

  • Data: 23/09/2019 09:09
  • Alterado:23/09/2019 09:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados