Acupuntura gratuita na saúde municipal completa um ano em Ribeirão Pires
Desde setembro de 2018, moradores contam com a terapia alternativa para auxiliar no tratamento e prevenir doenças
- Data: 23/09/2019 09:09
- Alterado: 23/09/2019 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Sessão de acupuntura auricular na UBS Central
Crédito:Gabriel Mazzo
Maria Marinalva Ferreira de Lucena, 50 anos, está entre os quase 300 pacientes da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires que já realizaram, gratuitamente, acupuntura. Desde setembro de 2018, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece a linha de cuidados com terapia alternativa à população, na UBS Central da cidade.
Os moradores que precisam do tratamento são encaminhados de uma das unidades da Atenção Básica para a acupuntura. Maria Marinalva, que reside em Ouro Fino, iniciou as sessões há um ano. “Já foram 20 de lá pra cá e minha saúde melhorou. Estou feliz com esse serviço gratuito. Já indiquei para meus amigos, que ficam surpresos quando eu digo que a Prefeitura disponibiliza acupuntura para os pacientes. Pra quem pergunta, recomento!”, disse.
A implantação da acupuntura no serviço municipal pela Prefeitura contempla a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Portaria nº 971/2006). Essa é uma das terapias alternativas recomendadas, com o objetivo de garantir a prevenção de agravos, a promoção e o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
“Com isso, espera-se ampliar a resolubilidade dos casos atendidos em nossas Unidades, trazendo aos pacientes a modernização dos serviços, em uma rede em que cada pessoa tem cuidados integrados e humanizados. A expectativa é reduzir, por meio desse novo tratamento, o consumo de medicamentos e a utilização, em emergência, dos serviços municipais”, explicou a secretária de Saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.
Na rede municipal de Ribeirão Pires, a técnica utilizada é a auriculoterapia com sementes. Esse tipo de tratamento utiliza pontos da orelha para enviar comandos ao cérebro, contribuindo para amenizar dores e no relaxamento do organismo.
A fisioterapeuta pós-graduada em acupuntura, Laila Figueiredo Pontes, sinaliza benefícios dessa terapia. “Nosso objetivo é promover, com a acupuntura, o equilíbrio do paciente, assim como seu bem-estar. Acupuntura contribui com a redução de dores nas costas, de cabeça; reduz o estresse; diminui a ansiedade e sintomas da depressão; trata insônia; diminui problemas estomacais; alivia sintomas da TPM; entre outros benefícios”, enumera a especialista.
O atendimento da acupuntura somente é realizado com encaminhamento médico. Cada paciente realiza dez sessões. Se necessário, o tratamento é ampliado, desde que feito o pedido pelo médico da Atenção Básica. A acupuntura leva cerca de 5 minutos para ser realizada.