Ações de segurança são tema de reunião da Comissão Especial de Proteção Escolar
Ação é promovida pela Câmara de Ribeirão Pires e tem como objetivo identificar, fiscalizar e promover ações de fortalecimento da segurança nas escolas, com foco em alunos e familiares
- Data: 30/05/2023 16:05
- Alterado: 30/05/2023 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: Câmara de Ribeirão Pires
Ações de segurança são tema de reunião da Comissão Especial de Proteção Escolar
Crédito:Câmara de Ribeirão Pires
Nesta quarta-feira, dia 30, foi realizada a segunda reunião da Comissão Especial de Proteção Escolar – CEPE, no Plenário Roberto Bottacin Moreira. Desta vez, a comissão convidou o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, coronel Carmo Junior.
Formada pelos vereadores Diogo Manera (presidente), Sargento Alan (relator) e Anderson Benevides (membro), a CEPE obteve informações sobre as principais ações de segurança escolar promovidas pela municipalidade, como rondas escolares, ações de conscientização e prevenção realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) junto às diretorias e coordenações escolares e toda comunidade escolar.
A reunião contou ainda com a presença do presidente da Câmara e vereador, Professor Paulo Cesar, que acompanhou os trabalhos do dia. Segundo o secretário de segurança urbana, em breve as escolas municipais terão acesso ao botão do pânico.
“O software já foi criado, agora a GCM fará a aquisição de computadores que suportem o sistema e depois faremos a implantação nas escolas municipais. O funcionamento será por meio de um aplicativo, instalado no celular e, quando acionado, o chamado é recebido de forma imediata pela Guarda”, explicou o coronel.
Ainda segundo Carmo Junior, o botão do pânico se assemelha ao aplicativo ANA, sistema desenvolvido pela GCM de Paulínia e já utilizado na Estância, destinado às mulheres vítimas de violência. “Além do botão do pânico, a GCM também é responsável pela proteção primária das unidades escolares e promove vistorias estruturais, que verificam condições dos muros, bem como estado da iluminação e roçagem no entorno. Os problemas encontrados são reportados e encaminhados à direção da escola e secretarias responsáveis”, afirma.
A CEPE tem por objetivo de promover ações que auxiliem na atuação e integração dos órgãos municipais no fortalecimento e fiscalização da rede proteção aos estudantes e toda comunidade escolar, tanto da rede municipal quanto das redes estadual e particular de ensino.
“É importante lembrar que mesmo com essa Comissão, organizada pela Câmara de Ribeirão Pires, é necessário também aguardar as ações do Governo do Estado. Os vereadores da CEPE estão fiscalizando e vistoriando escolas da cidade, além das reuniões com os serviços municipais que integram a rede de proteção escolar, para que possamos entender as demandas e propor melhores soluções”, explicou o vereador Diogo Manera.