Ações de segurança são tema de reunião da Comissão Especial de Proteção Escolar

Ação é promovida pela Câmara de Ribeirão Pires e tem como objetivo identificar, fiscalizar e promover ações de fortalecimento da segurança nas escolas, com foco em alunos e familiares

  • Data: 30/05/2023 16:05
  • Alterado: 30/05/2023 16:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Câmara de Ribeirão Pires
Ações de segurança são tema de reunião da Comissão Especial de Proteção Escolar

Ações de segurança são tema de reunião da Comissão Especial de Proteção Escolar

Crédito:Câmara de Ribeirão Pires

Você está em:

Nesta quarta-feira, dia 30, foi realizada a segunda reunião da Comissão Especial de Proteção Escolar – CEPE, no Plenário Roberto Bottacin Moreira. Desta vez, a comissão convidou o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, coronel Carmo Junior.

Formada pelos vereadores Diogo Manera (presidente), Sargento Alan (relator) e Anderson Benevides (membro), a CEPE obteve informações sobre as principais ações de segurança escolar promovidas pela municipalidade, como rondas escolares, ações de conscientização e prevenção realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) junto às diretorias e coordenações escolares e toda comunidade escolar.

A reunião contou ainda com a presença do presidente da Câmara e vereador, Professor Paulo Cesar, que acompanhou os trabalhos do dia. Segundo o secretário de segurança urbana, em breve as escolas municipais terão acesso ao botão do pânico.

“O software já foi criado, agora a GCM fará a aquisição de computadores que suportem o sistema e depois faremos a implantação nas escolas municipais. O funcionamento será por meio de um aplicativo, instalado no celular e, quando acionado, o chamado é recebido de forma imediata pela Guarda”, explicou o coronel.

Ainda segundo Carmo Junior, o botão do pânico se assemelha ao aplicativo ANA, sistema desenvolvido pela GCM de Paulínia e já utilizado na Estância, destinado às mulheres vítimas de violência. “Além do botão do pânico, a GCM também é responsável pela proteção primária das unidades escolares e promove vistorias estruturais, que verificam condições dos muros, bem como estado da iluminação e roçagem no entorno. Os problemas encontrados são reportados e encaminhados à direção da escola e secretarias responsáveis”, afirma.

A CEPE tem por objetivo de promover ações que auxiliem na atuação e integração dos órgãos municipais no fortalecimento e fiscalização da rede proteção aos estudantes e toda comunidade escolar, tanto da rede municipal quanto das redes estadual e particular de ensino.

“É importante lembrar que mesmo com essa Comissão, organizada pela Câmara de Ribeirão Pires, é necessário também aguardar as ações do Governo do Estado. Os vereadores da CEPE estão fiscalizando e vistoriando escolas da cidade, além das reuniões com os serviços municipais que integram a rede de proteção escolar, para que possamos entender as demandas e propor melhores soluções”, explicou o vereador Diogo Manera.

Compartilhar:

  • Data: 30/05/2023 04:05
  • Alterado:30/05/2023 16:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Câmara de Ribeirão Pires









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados