Ação Moeda Pet trocou mais de 10 mil garrafas por 540kg de ração
Entre antigos e novos adeptos da ação, famílias, amigos e empresas se juntam para recolher as garrafas e adquirir a ração para uso próprio ou para doação
- Data: 26/06/2023 06:06
- Alterado: 31/08/2023 23:08
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Equipe do Moeda Pet e do AGITA
Crédito:Foto: Be Nogueira/ABCdoABC
O Moeda Pet é uma ação tradicional, idealizada pela primeira-dama e deputada estadual, Ana Carolina Serra, onde os munícipes trocam garrafas que seriam descartadas, muitas vezes de forma incorreta, em alimentos para cachorros e gatos. O evento é tradicionalmente sabático e acontece no Parque Central, mas por conta do Mês do Meio Ambiente, aconteceu neste domingo (25), em formato drive-thru, arrecadando 10 mil garrafas, revertidas em 540 quilos de ração.
Uma das participantes da Moeda Pet, a vendedora Renata Xavier, nos contou que levou a ideia da ação para a loja onde trabalha e fez de lá um ponto de coleta de garrafas pet, tampas e roupas para doação “A gente levou a ideia para loja onde trabalhamos, aqui em Santo André, e fizemos lá um ponto de coleta, onde nossas clientes também levam tampinhas e garrafas. E todo mês a gente traz aqui. Hoje meu chefe já veio trazer uma parte e eu vim agora”.
Outro caso é do eletricista José Luiz, que descobriu a iniciativa através de vizinhos que já participavam da ação, e recolhe e entrega as garrafas, doando a ração a uma senhora que cuida de 40 gatos. “Soube pelo pessoal do bairro que já faz essa ajuda há um bom tempo, e a gente como tem pet, se solidariza e ajuda pegando a ração para outras pessoas que precisam. Levo para uma senhora que mora na comunidade, que cuida de 40 gatos e tem dificuldade para comprar ração”.
Desta vez a Moeda Pet reuniu 150 pessoas fazendo as entregas de garrafas, além da equipe que coletava, pesava e entregava a ração.
“Esse programa é um programa lindo, porque além de ajudar o meio ambiente, reconhecendo garrafas que poderiam ser jogadas na rua e rios, elas viram ração que ajudam nossos animais”, conta a bióloga e gerente do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Daniela Freire.
Junto a ação, estava a equipe do AGITA. A instituição ajuda mais de 700 cães que já estão em abrigos, recolhendo a tampa das garrafas e trocando por ração para alimentá-los. E alguns dos aderentes da Moeda Pet, levavam as garrafas e deixavam parte ou toda a ração para ajudar os abrigos.
“A gente vem aqui para recolher as tampinhas das garrafas que o pessoal traz. O AGITA é uma ação separada do Moeda Pet, e a gente capta recursos através da venda de tampinhas”, Gisele Simone Bussi, agente do AGITA.
O sistema de drive-thru foi elogiado pelos munícipes, que entendem que o formato agiliza o processo, incentivando ainda mais a adesão das pessoas.
“Eu acho muito importante ser esse sistema de drive-thru, porque a gente não precisa procurar lugar para estacionar, pode deixar aqui, o pessoal coleta, pesa e entrega a ração. É muito mais fácil a gente deixar aqui, do que ter que estacionar e ter que subir no parque”, comenta a revisora de texto, Katia Gouveia Vitale.
Para os interessados em participar nas próximas datas, orienta-se que o material esteja limpo e seco, com ou sem tampas, se possível separadas por cor, mas recebe-se o material mesmo não estando nessas condições.
A ação é uma união do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, do Departamento de Vigilância à Saúde, e do Banco de Rações, do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
O material arrecadado é encaminhado às cooperativas do Aterro Municipal de Santo André.
“Nosso programa tem o condão de retirar plástico das ruas e dar uma destinação correta aos recicláveis. De quebra, geramos renda para os cooperados e distribuímos ração para os tutores e protetores da causa animal”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Para aderir ao programa Moeda Pet, as empresas interessadas podem entrar em contato nos telefones 4433-1963 e 4433-1957 da Prefeitura de Santo André. Novos parceiros contribuirão com mais ração e consequentemente o programa poderá expandir para outras áreas da cidade, viabilizando maior número de arrecadações de garrafas plásticas e doações de ração para os pets