Ação de Mobilidade melhora fluxo em São Caetano
Sincronização semafórica do eixo Guido Aliberti x Goiás com a proposta de reduzir até 50% no trânsito das transversais sem prejuízo à Guido Aliberti ou à Goiás
- Data: 13/08/2013 16:08
- Alterado: 13/08/2013 16:08
- Autor: Mark Ribeiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou na prática o seu programa de ajustes da sincronização semafórica do eixo Avenida Guido Aliberti x Avenida Goiás. Os resultados preliminares da ação apontam melhora de até 64,4% no fluxo de veículos nas vias transversais. Os dados foram apresentados na segunda-feira (12/8) ao prefeito, Paulo Pinheiro, em reunião no Palácio da Cerâmica com representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Ensin, empresa que presta serviços de engenharia de tráfego à municipalidade.
Com o novo sistema de monitoramento de veículos foi realizado o completo mapeamento do fluxo em 21 cruzamentos, que vão da Avenida Guido Aliberti com a Rua Mariano Pamplona, no Bairro Fundação, entrando na Avenida Goiás até a esquina com a Avenida Presidente Kennedy, no Bairro Barcelona, concluindo o principal eixo viário da cidade.
Os dados foram coletados por câmeras e processados pelo software alemão Lisa +, que possibilitou traçar o perfil do tráfego durante 24 horas, mostrando as nuances do trânsito no dia todo.
Na quinta-feira (8/8) foi iniciada a sincronização semafórica flexível, com o tempo de verde ajustado em pelo menos sete períodos do dia, acompanhando o fluxo de veículos. E o resultado preliminar nos cruzamentos que já receberam as adequações é expressivo. Na Goiás com a Avenida Senador Roberto Simonsen, os 118 segundos perdidos no semáforo durante o pico da manhã caíram para apenas 42 segundos, queda acentuada de 64,4%.
Outra queda brusca foi registrada no cruzamento da Goiás com a Rua Manoel Coelho: a média de espera do motorista, que antes era de 71 segundos, caiu para 28 segundos, redução de 60,6%.
“Estamos saindo na frente. Este é um trabalho pioneiro entre as cidades do Grande ABC”, afirmou Paulo Pinheiro. “Diminuir congestionamentos é melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu. “Priorizamos os motoristas de São Caetano”, completou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Odair Mantovani.
O completo ajuste da sincronização semafórica do Eixo Guido Aliberti x Goiás deve ser finalizado em até 30 dias, quando será possível avaliar com mais precisão o comportamento do tráfego em toda a sua extensão e, consequentemente, os ganhos no tempo percorrido.
“Na fase de mapeamento do trânsito identificamos até 400 metros de filas nas transversais, com os motoristas tendo de esperar até quatro tempos semafóricos para acessar a Goiás. Já reduzimos para, no máximo, dois tempos, com a meta de cair para apenas um em todos os cruzamentos do eixo”, projetou o consultor da Ensin Alexandre Zum.
A expectativa é a de que a conclusão do trabalho resulte queda média de até 50% no trânsito das transversais sem prejuízo à Guido Aliberti ou à Goiás, que tendem a aumentar a fluidez dos veículos em 20%. “Isso é possível porque havia tempo de verde ocioso nas avenidas”, explica Zum, que esteve acompanhado do consultor de tráfego alemão Mario Wind na apresentação.