Abril Verde: campanha alerta para a saúde e segurança no ambiente de trabalho
Afastamentos por questões de saúde mental são cada vez mais frequentes, com grande impacto para as empresas
- Data: 27/04/2022 14:04
- Alterado: 17/08/2023 05:08
- Autor: Redação
- Fonte: Starbem
Saúde mental
Crédito:wirestock
A cada 15 segundos, um trabalhador morre no mundo por acidente de trabalho ou doença laboral, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho. Somente entre o período de 2012 a 2020, 21.467 desses profissionais eram brasileiros. A campanha Abril Verde, que desde 1969 alerta para a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho, chama atenção atualmente não apenas para os acidentes físicos, mas também para as doenças mentais, que têm se destacado por sua recorrência, especialmente nos últimos anos.
“Os desafios enfrentados na pandemia impactaram de forma contundente a saúde mental do trabalhador. Não foi à toa que batemos recordes de afastamentos por adoecimento psíquico”, diz a Dra. Ticiana Paiva, head de Psicologia na health tech Starbem, professora, doutora em Psicologia e pesquisadora de cuidado emocional em crises, desastres e suicídios. “Em se tratando de pós-pandemia, a rotina nas empresas começou a se normalizar, mas os reflexos deixados por ela ainda são muito presentes na vida de muitas pessoas como tristeza, depressão e ansiedade”, explica.
Segundo a psicóloga, os transtornos mentais são determinados por diversas causas, mas existem gatilhos que podem designar estresse e angústia sem fim. Eles estão muito presentes no universo do trabalho e podem ser provocados por diversos fatores como assédio moral, sexual, jornadas super exaustivas, ambiente tóxico, metas impossíveis de serem alcançadas, pressão do chefe, entre outros motivos que podem afetar a saúde mental do colaborador. “É essencial compreender qual o limite da resiliência, para que o indivíduo não seja surpreendido com um burnout, por exemplo, que passou a ser considerada como doença ocupacional recentemente, mas permanece negligenciada por muitas empresas que priorizam apenas doenças físicas”, alerta Ticiana.
Telemedicina no ambiente de trabalho
De acordo com um levantamento da consultoria B2P, 331 mil colaboradores em 18 empresas tiveram que ser afastados por causa da saúde mental, um índice de mais de 23% entre 2019 e 2020. Para completar o cenário, no último ano, pequenos planos de saúde coletivos, que atendem até 29 pessoas, tiveram aumento bem maior que os demais planos em 2021, de acordo com dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). A alta foi de 9,84%, enquanto planos coletivos com mais de 30 pessoas subiram 5,55%. Por isso, a Starbem tem auxiliado de forma constante pequenas e médias empresas, com planos bem mais acessíveis – a partir de R$ 19,97 mensais por vida.
Com um aplicativo de fácil utilização, e alinhado à LGPD, a healthtech oferece atendimento por videochamada, através do celular, para todo o país. São 20 especialidades médicas, além de psicólogo e nutricionista. Há ainda parceria com laboratórios de todo o país que dão até 15% de desconto em exames para quem é assinante. São mais de 900 laboratórios dos grupos A+, Dasa, Labi Exames, Sabin e Hermes Pardini.
“Cuidar da saúde dos colaboradores é investir no próprio negócio, já que os profissionais com melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho tornam-se ainda mais produtivos, felizes, motivados e, consequentemente, geram menos custo para a empresa”, diz o Dr. Leandro Rubio, médico cardiologista, fundador e CEO da Starbem, que tem a perspectiva de encerrar o ano com 150.000 assinantes. “Lançaremos um novo produto focado em saúde mental ainda no primeiro semestre, devido à pandemia de transtorno da saúde mental e pelo fato das teleconsultas de psiquiatria e psicologia serem as mais procuradas da Starbem. Outro ponto importante é a má distribuição geográfica que dificulta o acesso das pessoas a psicólogos e psiquiatras”, diz.
Ele completa explicando que, pelo lado dos empregadores, o investimento na saúde dos funcionários possibilita o diagnóstico precoce de uma série de doenças, o que diminui o risco de problemas mais graves, bem como o afastamento do posto de trabalho.
A Starbem também possui em seu aplicativo uma inteligência artificial capaz de aferir a pressão arterial, batimentos cardíacos, índice de estresse e vários outros sinais vitais. É o StarCheck, tecnologia validada pela American Heart Association e 100% gratuita para quem baixa o aplicativo.
Proporcionando facilidade e por um custo acessível, a telemedicina consegue resolver cerca de 80% das idas ao pronto-socorro e faz com que os pacientes sejam atendidos de onde estiverem com conforto e segurança.