Abril Marrom: Artesp e concessionárias apoiam campanha para a prevenção da cegueira
Campanha busca informar a sociedade, promovendo a conscientização sobre a importância da saúde ocular e a prevenção da cegueira
- Data: 15/04/2024 11:04
- Alterado: 15/04/2024 11:04
- Autor: Redação
- Fonte: Artesp
Crédito:ARTESP/Divulgação
Em apoio à conscientização sobre a importância da prevenção e combate à cegueira, a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as concessionárias do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo se uniram à Fundação Dorina Nowill para Cegos em uma campanha especial durante todo o mês de abril.
A campanha “Pega Essa Visão” busca disseminar informações essenciais sobre cuidados com a visão, prevenção de doenças oculares e acesso à educação e tecnologias para pessoas com deficiência visual. Ao longo do mês, às concessionárias sob supervisão da Agência estarão exibindo nos mais de 400 painéis eletrônicos (PMVs) distribuídos em mais de 11 mil quilômetros de rodovias da malha concedida a seguinte mensagem:
Abril Marrom
Mês de prevenção à cegueira
“Essa campanha é uma iniciativa fundamental para a prevenção da cegueira, já que a maioria dos casos é tratável quando diagnosticada precocemente. Juntos, esperamos chamar atenção do motorista que passa pelas nossas rodovias, conscientizando-os da importância de realizar os exames periódicos”, destaca Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP.
Abril Marrom
O movimento Abril Marrom teve início em 2016, após iniciativa do Professor Doutor Suel Abujamra, renomado médico oftalmologista e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos casos poderiam ser prevenidos, sendo que mais de 250 milhões de pessoas no mundo sofrem de deficiência visual, com 36 milhões delas enfrentando cegueira.
A cor marrom foi escolhida para a campanha por ser a cor mais comum da íris entre os brasileiros.