ABC na gringa: Grupo de dança de Mauá vai disputar campeonato nos Estados Unidos

A Cia Sacro Movimento de Dança representará o Brasil na ‘World Hip Hop Dance Championship’ que acontece entre julho e agosto em Phoenix

  • Data: 18/03/2023 12:03
  • Alterado: 27/11/2023 14:11
  • Autor: Edvaldo Barone
  • Fonte: ABCdoABC
ABC na gringa: Grupo de dança de Mauá vai disputar campeonato nos Estados Unidos

Mostra Sacro Movimento 2022

Crédito:Aurora Fotografia

Você está em:

Atuando há mais de 15 anos em Mauá, a Cia Sacro realiza um trabalho estritamente social que contempla atualmente mais de 220 famílias da cidade. O projeto que foi criado pelo coreógrafo e Diretor Artístico Vinícius Araújo, visa para além de resgatar, incluir socialmente jovens carentes através da dança.

Após uma série de conquistas o grupo consagrou-se como o maior de danças urbanas da região. A mais recente delas aconteceu em novembro de 2022, quando na final do campeonato Hip Hop International Brazil, em Santos, classificaram-se para a ‘World Hip Hop Dance Championship’ a mais importante competição de dança hip-hop no mundo.

Vinícius não esconde o orgulho ao falar dos grandes feitos realizados pelo grupo. Com exclusividade ao ABCdoABC, ele comentou, “Nesse evento se reúnem mais de quarenta nações, todas selecionadas através de campeonatos nacionais. Estar num lugar desse é tão importante quanto uma seleção brasileira de futebol numa Copa do Mundo, ou como um atleta nas olimpíadas. O orgulho é principalmente por levar um pedaço nosso pra esse lugar”, diz.

Araújo salienta ainda a importância desse intercâmbio cultural na vida dos jovens que compõem o projeto, “Praticamente 99% dos integrantes do nosso projeto são LGBTQIAP+, ou moradores de comunidade, ou bolsistas, enfim, inúmeras realidades que dificultariam muito o processo para se alcançar qualquer coisa em nosso País, principalmente no que diz respeito a produzir arte e viver uma experiência internacional dentro de um campeonato a nível mundial, isso seria uma utopia em outro momento para eles, mas graças a Deus, ao nosso trabalho e o esforço de cada um deles nós conseguimos alcançar esse objetivo”, ressalta.

Como nem tudo são flores, a participação da Cia Sacro depende ainda de um fator muito importante. A vaga do grupo está garantida, mas os custos com a viagem deverão ser arcados pelos próprios dançarinos, o que gerou uma verdadeira corrida contra o tempo entre os jovens. “Nós não temos patrocínio, fomento ou ajuda financeira, somos os próprios financiadores desse sonho. Quando falamos de jovens periféricos que ganham pouco mais de um salário mínimo, participar de um evento como esse parece uma realidade impossível, mas este não é um sonho individual, acaba sendo um sonho da família dessas pessoas, dos amigos, da comunidade, e estamos fazendo o possível e o impossível pra viver isso. Tem gente vendendo água no farol, rifa, bolo, fazendo bingo, vaquinha, trabalhando em buffet, assim a gente vai construindo o sonho de cada um com o apoio das pessoas que estão ao nosso entorno”, conta.

Em recente visita a sede do grupo, o atual prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), parabenizou aos dançarinos e ressaltou que a Cia Sacro estará representando não apenas Mauá, mas também o Brasil neste campeonato mundial de Hip Hop.

Marcelo, que esteve acompanhado do deputado estadual Rômulo Fernandes (PT), e do vereador Samuel Enfermeiro (PSB), não fez promessas, mas se comprometeu em articular junto aos vereadores da cidade afim de conseguir verbas para auxiliar o grupo na viagem aos Estados Unidos.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados