Operação Obra Limpa ABC tem início em Ribeirão
Ribeirão Pires reúne caçambeiros para apresentar e debater sobre a Operação Obra Limpa ABC desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal
- Data: 08/11/2013 15:11
- Alterado: 08/11/2013 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMRP
Crédito:
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico (Sephama), promoveu, nesta sexta-feira (8), reunião com as empresas e os profissionais autônomos de coleta de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) para apresentar e debater a Operação Obra Limpa ABC. Desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a operação será integrada entre os sete municípios para reduzir o despejo irregular de sobras de materiais provenientes de obras (como concreto, madeira, tacos, tijolos, blocos entre outros).
Os caçambeiros foram orientados sobre a importância do licenciamento ambiental do ponto para aqueles que possuem endereço próprio e, exclusivamente, da atividade para os profissionais sem ponto fixo. Com a regularização, as caçambas passarão a ter uma identificação padronizada e selo da Operação Obra Limpa, o que facilitará o processo de fiscalização (obter a origem da caçamba e, caso a mesma seja clandestina, o imediato recolhimento para o pátio). Os caçambeiros terão um período para se adequar às exigências da operação – até janeiro de 2014.
É de responsabilidade do gerador do entulho dar destinação adequada aos resíduos, conforme determina a Resolução nº 307, de 05/07/02, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O material deve ser encaminhado à áreas licenciadas pelo CETESB (Governo do Estado de São Paulo). Atualmente, a Estância, área de manancial, não possui nenhuma área para descarte de entulho, apenas o Bota Fora (localizada na Rua Renato Andreguetto, s/nº – Parque Aliança) que recebe, exclusivamente, terra limpa.
“Os estabelecimentos que comercializam material de construção receberão cartazes informativos para conscientizar os compradores sobre a importância de contratar apenas empresas cadastradas para coleta de entulho”, explicou Karin Kelly da Silva, analista de Planejamento e Meio Ambiente da Sephama. A relação das empresas de coleta cadastradas e, portanto, legalizadas para operação na região estarão disponíveis no site do Consórcio. Os munícipes também podem ajudar a acabar com o descarte irregular. Basta telefonar para (11) 4825-2318 ou (11) 4828-9100.