IV Seminário de Educação Integral acontece em Santo André

Educação pública em período integral será debatida em seminário que reunirá profissionais de 50 municípios; inscrições podem ser feitas até dia 17 de novembro, no site da Prefeitura

  • Data: 07/11/2013 17:11
  • Alterado: 07/11/2013 17:11
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
IV Seminário de Educação Integral acontece em Santo André

Crédito:

Você está em:

Poder deixar os filhos na escola pública por um período maior para trabalhar tranquilo e confiante de que ele será alimentado, bem cuidado e ainda aprenderá música ou praticará esportes é o sonho de muitos pais. A consciência da necessidade de ampliar a oferta de vagas neste formato será tema do IV Seminário de Educação Integral, que ocorrerá nos dias 21 e 22, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (Rua Tirol, s/nº), na Vila Matarazzo. As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira (8) até o dia 17, no site www.santoandre.sp.gov.br. Basta clicar no banner do Seminário para ter acesso à programação completa.  

A estimativa da coordenação do evento é de que 400 profissionais da Educação de 50 cidades do Estado de São Paulo compareçam ao seminário, realizado pelo Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Educação de Santo André. O comitê, criado em 2009, articula as equipes das secretarias municipais e estadual de Educação, em parceria com instituições públicas das esferas federal, estadual e municipal, para a promover e consolidar a Educação Integral no Estado. 

Entre as autoridades confirmadas estão a diretora de currículos e educação integral do MEC, Jaqueline Moll, responsável pela palestra de abertura do encontro abordando Educação Integral: a relação entre políticas públicas, currículo e escola, bem como o coordenador geral de Integração de Políticas e Programas Intersetoriais do Ministério dos Esportes, João Alberto Lima, e a técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Edileusa Santana da Silva.

 “Este é um evento importante para Santo André, uma cidade que investe na Educação, e para o fortalecimento desta modalidade de ensino, que está prevista no PNE (Plano Nacional de Educação), que em sua meta 6 prevê que 50% do atendimento seja realizado em educação integral até 2020”, defende o secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério. O titular da Pasta baseia-se em dados MEC (Ministério da Educação) para esclarecer que, atualmente, a Educação Integral representa melhora na qualidade do ensino em indicadores clássicos como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a Prova Brasil e a Provinha Brasil, e é indicado pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) como referência para o atendimento prioritário da criança em vulnerabilidade social.

REDE MUNICIPAL – A cidade possui 20 das 51 emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) com atendimento em período integral, fruto de adesão ao programa Mais Educação, do governo federal. A jornada nestas escolas é de sete horas diárias, com direito, a partir de 2014, a duas atividades extras, além da jornada regular, nas áreas de letramento, matemática, música, teatro, esporte, lazer e educação ambiental.

Para 2014, a Secretaria de Educação planeja aumentar este número para 30 unidades, com 100 crianças por escola, indicadas a partir das dificuldades de aprendizagem e vulnerabilidade social. “Esse crescimento representa ampliação das oportunidades educativas para nossos alunos e da proteção integral prevista em três refeições (café da manhã, almoço e lanche), frisa Gilmar Silvério.

SERVIÇO
IV Seminário de Educação Integral
Data: 21 (a partir das 19h) e 22 de novembro ( a partir das 8h30)
Local: Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (Rua Tirol, nº 5. Vila Matarazzo)
Inscrições: de 8 a 17 de novembro, no site www.santoandre.sp.gov.br

Compartilhar:

  • Data: 07/11/2013 05:11
  • Alterado:07/11/2013 17:11
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados