Comdec de São Caetano realiza sua quarta reunião
Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico traça estratégias para o desenvolvimento econômico de São Caetano
- Data: 05/11/2013 12:11
- Alterado: 05/11/2013 12:11
- Autor: Erik Oliveira
- Fonte: PMSCS
Crédito:
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdec) da Prefeitura de São Caetano do Sul, formado por integrantes da Administração Pública e empresários locais, esteve reunido na tarde de segunda-feira (4/11), no Palácio da Cerâmica, sede do Poder Executivo, para discutir estratégias e ações que estimulem a atração de novos negócios à cidade e, consequentemente, impulsionem a criação de postos de trabalho no município. Essa foi a quarta reunião de trabalho do Comdec neste ano.
Em suas palavras durante o encontro, o prefeito Paulo Pinheiro ressaltou que a constante troca de informações entre os gestores públicos e a classe empresarial alavanca o desenvolvimento da cidade. “Com essas discussões podemos pensar e executar estratégias que atraiam empresas ao município, especialmente do setor de tecnologia, o que gera empregos e eleva a arrecadação. E com aumento das divisas, podemos devolver à população em melhores serviços”, explicou o comandante do Paço sancaetanense.
“Em São Caetano nós temos uma cultura de excelência, inovação e progresso tecnológico, com uma sociedade civil organizada e participativa. E percebemos o compromisso do poder público com o desenvolvimento econômico municipal”, ressaltou o empresário Mario Camilo Bohm, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.
BALANÇO – Na reunião do Comdec, os participantes tiveram a oportunidade de tomar conhecimento das atividades deste ano da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho da Prefeitura. Algumas das ações foram a adesão ao Via Rápida Empresa (346 negócios abertos); o plantão de atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEIs), com 1102 orientações; atuação do Centro Municipal de Emprego e Qualificação (Cemeq), que realizou encaminhamentos de 518 currículos; e a funcionalidade do Espaço Investe São Caetano, entre outras. “Para se ter uma ideia, nós levamos entre três e quatro dias para abrir uma empresa na cidade”, destacou Francisco Antonio Soeltl, titular da pasta.
Já Merle Marlene Trassi, secretária da Fazenda da Prefeitura, expôs sobre a situação financeira deficitária que é vivida atualmente pelo Governo Municipal. Ela falou ainda sobre o Fique em Dia com São Caetano, programa de incentivo de quitação de débitos, em que o poder público concede até 80% de desconto dos juros e multas aos moradores que queiram regularizar pagamentos de IPTU e ISS – a ação segue até o dia 26 de dezembro, no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro – telefone 4227-7600).
Outros assuntos mencionados na reunião do Comdec foram os estudos de impacto para a criação de áreas vocacionais; escritório de projetos; plano diretor estratégico; condomínio tecnológico; projetos verticais; e complementos sobre o Núcleo de Contadores e Imobiliárias.