São Caetano investe nos munícipes capacitando-os
Fundo Social de São Caetano encerra outubro com mais de 130 munícipes certificados em diversos cursos de formação profissional
- Data: 31/10/2013 17:10
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Mayra Monteiro
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Os cursos de garçom e garçonete, cozinha profissional, confeitaria e decoração de bolos, panificação doméstica, salgados, bartender e bolos para venda foram encerrados com sucesso neste mês de outubro, no Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul. Ao todo, mais de 130 alunos foram capacitados.
“Estamos muito honrados em poder colaborar com tantas famílias”, declarou a primeira-dama e presidente da entidade, Graça Pinheiro. “Sabemos que muitos munícipes já melhoraram a renda graças às nossas formações. Estamos com as portas abertas para que, em 2014, mais moradores possam usufruir desses serviços.”
DIFERENCIAL – Higiene e cordialidade foram alguns dos itens ensinados na formação para garçons e garçonetes do Fundo Social. Experiente na área por ter sido proprietária de restaurante por anos, Graça Pinheiro aconselhou os alunos: “Mais do que simplesmente servir uma mesa, é preciso atender a expectativa do cliente, dar a atenção esperada e um tratamento diferenciado ao público. Elementos assim farão com que todos tenham sucesso na carreira.”
Aluna de patchwork em EVA e doces finos, Suze Mary Franco voltou ao Fundo Social para cursar confeitaria e decoração de bolos. Atrelando as duas áreas, Suze contou que produz doces artesanais e dá um toque espacial a cada criação. “Precisamos sempre buscar novidades e aqui pude participar de cursos completos, que são melhores do que muitas escolas particulares. Temos professores comprometidos e atualizados. Indico para todos aqueles que buscam alternativas para o sustento, além de ser uma ótima opção para o convívio social”, avaliou.
“Tinha muita vontade, mas não tinha a técnica”, revelou a aluna Maria Roseli Meneguelli Dias. “Comecei a comercializar doces e salgados preparados em casa e a clientela aumentou. Por conta disso, senti que precisava me aperfeiçoar para que tivesse melhor noção de mercado e de manipulação das matérias-primas”, explicou Roseli, que tem a irmã Maria de Fátima Meneguelli, também frequentadora do Fundo, como ajudante. “Aqui tivemos o conhecimento técnico, atenção e o carinho por parte dos profissionais. O acolhimento recebido é um diferencial motivador”, acrescentou Fátima.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Em recente visita, realizada em 11 de setembro, a primeira-dama de Diadema, Caroline Rocha, conheceu as instalações do Fundo Social de São Caetano e demonstrou interesse em levar a sua cidade um pouco da estrutura da entidade sancaetanense. Luiz Miguel Novo também integrou a comitiva e participou da capacitação em cozinha profissional. Para ele, a troca de vivências renderá bons frutos para Diadema. “A estrutura do Fundo Social merece nota 11 e só temos a somar com essa parceria.”
Maria Lurdes de Lima Vieira concluiu com satisfação os cursos de salgados, cozinha profissional, panificação e bolos. “Agradeço por terem dado essa oportunidade a nós, pois é um privilégio. Quero poder proporcionar a outras pessoas essa vivência e, por isso, deixo as portas da minha casa aberta para que o Fundo Social possa realizar cursos para meus vizinhos também”, concluiu.
FORMATURA – O Fundo Social de Solidariedade convida todos os alunos e familiares para participarem da grande solenidade de formatura do segundo semestre de 2013. O evento será realizado no Teatro Paulo Machado de Carvalho (Alameda Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria), no dia 8 de novembro, a partir das 19 horas. Serão certificados mais de 350 alunos nas áreas de artesanato, estética e gastronomia.
CURSOS – Ainda há tempo para participar dos cursos oferecidos pelo Fundo Social em 2013. Para o mês de novembro, estão programadas capacitações em ceias natalinas, panetones e outros produtos para os festejos de fim de ano. Para mais informações, basta ligar para 4228-8907.