Professores de Santo André terão aula de violino
Curso gratuito começa neste sábado e terá duração de dois meses; profissionais do município ainda podem se inscrever
- Data: 18/10/2013 17:10
- Alterado: 18/10/2013 17:10
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Neste sábado (19), 15 professores da rede municipal de ensino de Santo André têm seu primeiro dia de aula de violino no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Linda. O curso gratuito, com duração de dois meses, é mais uma ação da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Vitalis, para preparar os profissionais a ensinarem música em sala de aula. A matéria agora é conteúdo obrigatório da Educação Básica, em atendimento à lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008.
As aulas serão lecionadas pelo músico Delaias Rigonatto, um dos componentes da Orquestra Sinfônica de Santo André, que há mais de 8 anos ensina violino, principalmente em ações voltados para crianças carentes. “Para participar, não é preciso saber nada de música. Vamos começar do zero”, destacou. Além do violino, os professores vão poder optar entre o violoncelo e o contrabaixo. Segundo Rigonato, os profissionais manifestaram interesse em estudar música, já que os alunos também estão aprendendo a tocar um instrumento nas escolas do município.
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das Emeiefs (Escolas Municipais de Ensino Infantil e Ensino Fundamental) localizadas nos dez Cesas estão aprendendo a tocar em aulas realizadas durante o período regular de aulas. Os estudantes de outras unidades que também quiserem tocar um instrumento podem se inscrever nas aulas realizadas no contraturno, ou seja, fora do período de estudo da criança.
Esta iniciativa, juntamente com ações de formação para professores e a realização de concertos didáticos, seja com a Orquestra completa ou em versão reduzida (Sinfonieta) compõe o conjunto de atividades da Prefeitura para integrar a música à rotina das escolas e à vida da criança, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Professores da rede municipal de ensino interessados em participar ainda podem se inscrever pelo e-mail [email protected].