Hospital Nardini faz 114 cirurgias eletivas
Unidade divulga resultado de trabalho de dois meses, que incluiu procedimentos em pediatria, ginecologia, urologia e cirurgia geral contribuindo para zerar espera em Mauá
- Data: 15/10/2013 10:10
- Alterado: 15/10/2013 10:10
- Autor: Maíra Sanches
- Fonte: FUABC
Crédito:
O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá acaba de divulgar balanço com resultados de dois meses de trabalho visando a contribuir para o fim da fila espera por cirurgias eletivas no município. O compromisso foi assumido junto à Secretaria Municipal de Saúde e o esforço ocorreu entre agosto e setembro, destinado a pacientes da rede que aguardavam por cirurgias nas especialidades de pediatria, ginecologia, urologia e cirurgia geral. Foram 114 procedimentos, sendo 43 vasectomias, 30 pequenas cirurgias, 20 cirurgias pediátricas, 6 postectomias, 8 em cirurgia geral e 7 em ginecologia.
A maioria dos pacientes já havia recebido encaminhamento da rede, mas ainda aguardava a marcação do procedimento. A demanda reprimida foi encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde no início do segundo semestre e os procedimentos foram realizados até o fim de setembro. Apenas quem precisa de acompanhamento pós-cirúrgico ainda é acompanhado pela equipe médica do hospital. Entre os procedimentos realizados estão retirada de mioma, nódulos e cistos, laqueaduras, cauterizações, cirurgias de fimose, de pedra na vesícula e correções de hérnias.
Ao todo 320 pacientes foram encaminhados ao hospital para avaliação, realização de exames e, se necessária, cirurgia – todas consideradas de baixa e média complexidade. Porém, muitos usuários que constavam na lista de espera não receberam indicação cirúrgica, já tinham realizado o procedimento ou não foram localizados.
Para atender a demanda do municipal, o Nardini providenciou mais materiais como bisturi elétrico, carrinhos de anestesia e equipamentos laparoscópicos. Além do impacto no número de cirurgias, o hospital também registrou aumento de 43% nas consultas ambulatoriais. A média saltou de 850 para 1.200 atendimentos mensais. “O mutirão também elevou a produção cirúrgica para mais de 280 procedimentos por mês e trouxe o hospital novamente para papel de destaque como alternativa de saúde para o munícipe de Mauá, confirmando o projeto de construção do novo Nardini”, completa o superintendente, Dr. Morris Pimenta e Souza.