‘Se liga no Outubro Rosa’ alerta mulheres sobre importância do exame de mama
Evento orientou população no calçadão da rua Oliveria Lima, nesta sexta-feira (11); andreenses aprovaram iniciativa, que teve direito a show de MPB e aferição de pressão
- Data: 11/10/2013 18:10
- Alterado: 11/10/2013 18:10
- Autor: Raquel Budow
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
O público intenso que circulava pelo calçadão da rua Coronel Oliveira Lima na tarde desta sexta-feira (11), teve um atrativo especial em meio ao corre-corre típico da véspera do Dia das Crianças. O Se Liga no Outubro Rosa alertou mulheres que passavam pelo centro comercial da importância de realizar exames preventivos contra o câncer de mama.
“É imprescindível virmos para a rua para ter contato direto com as pessoas. Às vezes, as campanhas não chegam a todo o público-alvo”, disse a diretora da Área de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Cristina Petcholl. “Estamos explicando que durante o Outubro Rosa, intensificamos os esforços de divulgação, mas os exames podem ser realizados no decorrer do ano em todas as 33 unidades de Saúde da cidade”, completou.
A iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Saúde, da Comissão da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André e da Associação Viva Melhor, que apresentou uma prótese chamada Mamamiga. A peça simula as possíveis alterações que podem surgir na mama. Além disso, foram passadas orientações sobre saúde, com aferição da pressão arterial, prevenção do câncer de mama e informações sobre os direitos das mulheres mastectomizadas. O cantor Adilsom Sabóia acompanhou o evento com clássicos da MPB.
Foi justamente a música que chamou a atenção da dona de casa Silvana Machado, de 46 anos. “Valeu a pena dar uma paradinha. Faz mais de cinco anos que não faço uma mamografia”, confessou. Adriana Rossi Matias, 43 anos, outra dona de casa, também aprovou o lembrete. “Comecei a fazer os exames anuais antes dos 40 anos, mas, neste ano, ainda não fui ao médico”, admitiu.