Sinfonieta leva música clássica para os alunos da rede municipal
Na peça ‘Pedro e o Lobo’ instrumentos musicais representaram cada um dos personagens do clássico infantil
- Data: 10/10/2013 17:10
- Alterado: 10/10/2013 17:10
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Fagote, oboé, trompete, trombone. O nome de alguns instrumentos, assim como o som emitido, provoca risos nas crianças. E o maestro Carlos Moreno apresentou, nesta quinta-feira (10), cada um dos treze aparelhos que formam a Sinfonieta Educa antes de dar início a interpretação da peça Pedro e o Lobo, de Alexandre Prokofiev, na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Miguel Sanches Ruiz, no Jardim Marek.
Na história, porém, cada instrumento representava um personagem que acompanhava a contadora da história. Segundo Moreno, Pedro e o Lobo é o maior clássico da literatura musical infantil, por isso foi escolhido para as apresentações da Sinfonieta. “Aqui, temos a presença de cada instrumento que compõe uma orquestra, como em uma vitrine musical, disposta para se apresentar em diversos espaços”, explicou Moreno, que também rege a OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André).
Esta é a terceira escola que recebe a visita da Sinfonieta, mas o projeto já tem outras apresentações previstas na rede municipal. A próxima será na Emeief Luiz Gonzaga, no Cesa Parque Erasmo, no próximo dia 24. As unidades as quais receberão o espetáculo estão sendo selecionadas considerando a dificuldade de acesso das crianças à música erudita. “O objetivo da iniciativa é promover o contato das crianças com a música, garantindo que todos tenham contato com diferentes linguagens musicais” destacou a gerente de projetos educacionais, Cláudia Felician.
“Eu nunca tinha visto uma orquestra. Só na televisão. Assim, de perto, é muito mais legal. Fiquei morrendo de vontade de aprender a tocar violino”, confessou a estudante Júllia Tayma. Para Nabela Rocha de Araujo, que também estuda na Emeief, a flauta é o instrumento mais encantador entre tantos. “Achei a apresentação muito legal porque a gente aprende muito. Fica sabendo o nome dos instrumentos e os ‘barulhos’ que eles fazem. Mas eu gostaria de aprender a tocar flauta”, contou Nabela.
A PROPOSTA – A apresentação da Sinfonieta é uma das ações do projeto Música na Escola, que está sendo desenvolvido, inicialmente, nos dez CESAs (Centro Educacional de Santo André), entendendo que a música favorece a formação integral das crianças. Desde agosto, 1,4 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental (de 7 e 8 anos) das dez Emeiefs localizadas em CESAs estão tendo aulas com instrumentos musicais e de canto coral, com professores de música.
Para os alunos das outras escolas municipais interessados em participar da iniciativa, as aulas também são realizadas no contraturno. “Estas vagas se esgotam rapidamente. É mais uma oportunidade para o desenvolvimento das crianças”, destaca a gerente de projetos educacionais, Cláudia Cristina Felician Lima. A Secretaria de Educação planeja estender as aulas para todas as outras 41 Emeiefs da rede até 2016. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e a de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e o Instituto Vittalys.