‘Outubro Rosa’ recorda ‘Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher’
Lançamento da logomarca do CMDM de Santo André ocorreu nesta quarta-feira (9), juntamente com prestação de contas da Área de Políticas Públicas para Mulheres
- Data: 10/10/2013 08:10
- Alterado: 10/10/2013 08:10
- Autor: Raquel Budow
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A Prefeitura de Santo André, por meio da Área de Políticas Públicas para Mulheres, da Secretaria de Gabinete, lançou nesta quarta-feira (9) a logomarca do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) do município, na véspera do Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A ação é mais uma iniciativa do Outubro Rosa. Na oportunidade, a assessora da área, Silmara Conchão, prestou contas ao Conselho.
“Datas como o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher são importantes, por nos fazer pensar no sentido delas. Não podemos parar de falar sobre este fenômeno epidemiológico da violência, até existir uma mulher que é vítima”, reforçou Silmara, ao destacar a necessidade de fazer um trabalho de articulação em diversas áreas para reduzir o problema. “A violência está em todas as classes, em todos os lugares; ninguém acaba com ela sozinho.”
ATUAÇÃO – O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher avalia e acompanha a implementação de políticas públicas com vista à erradicação da violência contra as mulheres em Santo André. A atual presidente, Sandra Carvalho Rodrigues, que trabalha com questões relativas à mulher desde 2001 e sempre fez parte do movimento feminino na cidade, contou que espera que o seu mandato seja “bastante produtivo” para ajudar, principalmente, na efetivação dos direitos da mulher. “Queremos que a proposta seja uma realidade.”
A logomarca, desenvolvida pela servidora Flávia Ribeiro, integrante do Elo Mulher (grupo que reúne representantes de todas as secretarias da Administração para discussão de temas específicos voltados para este público), significa, segundo ela, a presença e força das andreenses – representadas por círculos – inseridas na proposta desenhada para a cidade, ou seja, por listras verticais. “O espelho de Vênus, símbolo do feminismo, amarra todos os elementos”, explica a autora da arte.
O show da cantora Márcia Cherubin, nas Quartas Musicais, projeto da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, encerrou o evento.
CAMINHADA NA OLIVEIRA LIMA – Nesta sexta-feira (11), das 14h às 17h, o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima recebe o evento Se Liga no Outubro Rosa, em parceria Associação Viva Melhor e Comissão da Mulher Advogada, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André. Haverá orientações à saúde, à prevenção do câncer de mama e aos direitos das mulheres mastectomizadas, além de show com Adilsom Sabóia.