Governo de SP lança capacitação paralímpica na capital

Curso voltado para profissionais de Educação Física registrou mais de 200 inscritos.

  • Data: 18/02/2025 18:02
  • Alterado: 18/02/2025 18:02
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Governo de SP
Governo de SP lança capacitação paralímpica na capital

Crédito:Divulgação

Você está em:

A partir desta terça-feira (18), a capital paulista recebe a primeira etapa de 2025 do programa de Desenvolvimento Paralímpico, no Complexo Baby Barioni. Iniciativa desenvolvida pelas Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e de Esportes visa fomentar a prática do esporte paralímpico, com formação voltada para profissionais de Educação Física. As aulas acontecem até 21 de fevereiro.

A cerimônia de abertura aconteceu no Complexo Baby Barioni com as presenças de Felício Ramuth, vice-governador de São Paulo; Marcos da Costa, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Helena Reis, secretária de Esportes, e Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Os atletas do Time São Paulo Paralímpico também marcaram presença: Rebeca Silva, ouro no judô; Josemárcio Sousa e Emerson Ernesto, bronze no goalball em Paris 2024; Mateus Evangelista, bronze no salto em distância também em Paris; além de Evani Calado da bocha, Miguel Rodrigues e Ivan Bevenuto da natação, Arthur Colovatti e Pedro Gonçalves do halterofilismo.

O vice-governador, Felício Ramuth, elogiou a iniciativa: “Este programa, do qual vocês, professores, estão participando, já formou mais de 11 mil profissionais, com quase R$ 18 milhões investidos pelo Governo de SP. O governo Tarcísio intensificou os investimentos e, em 2024, formou 4 mil profissionais de Educação Física, registrando a maior adesão da história do programa. Quero parabenizar os educadores que decidiram dedicar parte do seu tempo para se aprimorar.”

O estado de São Paulo se orgulha do investimento contínuo no esporte paralímpico, pois acreditamos no seu poder de transformação social e inclusão. Com a participação desses profissionais, que irão aprofundar seus conhecimentos na área, estamos construindo um futuro mais acessível e promissor para atletas com deficiência. A capacitação paralímpica amplia as oportunidades para que mais pessoas possam se beneficiar da prática esportiva, promovendo autonomia, saúde e qualidade de vida.”, afirmou o secretário de Estado da SEDPcD, Marcos da Costa.

O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é uma ferramenta importante para fortalecermos a cultura do paradesporto no Brasil. Somos uma potência mundial, como mostrou o quadro de medalhas das Paralimpíadas de Paris, mas precisamos difundir cada vez mais o paradesporto na base, nas escolas, por isso é indispensável a qualificação em massa de profissionais na área”, destacou a secretária de Esportes.

Durante os quatro dias de formação, os mais de 200 participantes recebem capacitação técnica, teórica e prática em oito modalidades paralímpicas, divididas em duas grades de conteúdos distintos, que podem ser escolhidas conforme o interesse.

Este ano, o curso apresenta duas novidades na programação: basquete em cadeira de rodas e goalball. Além delas, atletismo, natação, halterofilismo, futebol de cegos, vôlei adaptado e tênis de mesa seguem na grade.

Compartilhar:

  • Data: 18/02/2025 06:02
  • Alterado:18/02/2025 18:02
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Governo de SP









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados