Indústria de Petróleo e Gás investe na formação de profissionais
Com aulas teóricas e práticas, a iniciativa do IBP, Equinor e SBM Offshore visa formar talentos qualificados para o mercado de trabalho
- Data: 11/02/2025 16:02
- Alterado: 11/02/2025 17:02
- Autor: Redação
- Fonte: IBP
Crédito:Reprodução
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), por meio da sua Universidade Corporativa (UnIBP), em parceria com Equinor e a SBM Offshore, lança em fevereiro o programa “Offshore do Futuro”. Esta trilha gratuita tem como objetivo capacitar profissionais para atuar no mercado offshore de petróleo e gás. Com duração de três meses, o programa acontecerá na cidade do Rio de Janeiro e terá uma turma inicial de até 16 alunos.
As inscrições estarão abertas a partir de amanhã (terça-feira, 11 de fevereiro) até 4 de abril e poderão ser feitas pelo site da UnIBP: www.unibp.com.br. Para participar, os candidatos precisam ter no mínimo 18 anos, ensino técnico concluído em áreas como mecânica, elétrica, eletrônica, química, O&G ou automação, além de registro CFT válido e comprovante de protocolo em instituição reconhecida pelo MEC.
Capacitação completa com bolsa-auxílio
Durante o programa, os alunos terão acesso a uma trilha de aprendizado composta por três módulos teóricos, realizados na sede do IBP, e um módulo prático, no Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT). Além disso, os participantes receberão uma bolsa-auxílio de R$ 1.400,00 durante toda a formação. O curso tem uma carga horária total de 353 horas, incluindo atividades monitoradas e avaliação individual de desempenho.
O processo seletivo será dividido em etapas, incluindo um teste de conhecimento que avaliará, entre outros critérios, o domínio intermediário da língua inglesa. Os candidatos selecionados para as entrevistas serão comunicados a partir de 22 de abril, com entrevistas agendadas para iniciar em 28 de abril. A lista final dos aprovados será divulgada em 30 de maio, e as aulas começam em 16 de junho.
“Nossa expectativa é que os participantes não só se qualifiquem, mas também conquistem seu espaço no mercado. A UnIBP trabalha em parceria com diversas empresas para alinhar o perfil dos profissionais às demandas da cadeia de petróleo e gás, criando conexões que geram oportunidades”, afirma Karen Cubas, gerente executiva da UnIBP.
Parceria para o futuro da indústria
“Nós acreditamos que o valor local acontece na medida que contribuímos por meio dos negócios e iniciativas da companhia para o desenvolvimento de nossa sociedade. Desta forma, enxergamos a oportunidade, por meio dessa parceria com o IBP e a SBM Offshore, de termos um impacto positivo no nosso setor no Brasil. Acompanhamos a necessidade de mão de obra qualificada da nossa indústria e esta é uma forma de atendermos à questão, beneficiando nossa empresa bem como nossa cadeia de valor, qualificando mão de obra”, afirma Victor Alves, especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas e líder da Universidade Corporativa da Equinor no Brasil.
“Estamos extremamente satisfeitos em lançar este programa com a Universidade Corporativa do IBP (UnIBP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Equinor. Acreditamos que isso desbloqueará o potencial da próxima geração de talentos e profissionais brasileiros com interesse em trabalhar na indústria de petróleo e gás”, declarou Julien Dainotto, gerente de RH da SBM Offshore no Brasil.
Conteúdo de excelência e metodologia inovadora
As aulas presenciais ocorrerão de segunda a sexta, das 09h às 18h, abordando temas essenciais para a atuação offshore. O programa revisita conceitos de química, física e matemática, além de aspectos técnicos, regulatórios e normativos da indústria de petróleo e gás. Também são desenvolvidas competências em qualidade, segurança, meio ambiente e saúde, com enfoque em práticas operacionais offshore.
Os participantes terão acesso a métodos inovadores, como a metodologia PBL (Problem-based Learning), farão networking com especialistas da indústria e participarão de atividades práticas no CTDUT, fruto de uma parceria entre Petrobras, Transpetro e PUC-RJ, que conta com infraestrutura de ponta para qualificação e treinamento em grande escala.