Top 10 dos gigantes: Caminhões e ônibus em alta no mercado

De caminhões que dominam estradas a ônibus que atendem o fretamento com estilo — confira os destaques e tendências do segmento automotivo pesado

  • Data: 11/02/2025 10:02
  • Alterado: 11/02/2025 10:02
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira/TranspoMais
  • Fonte: AutoMotrix
Top 10 dos gigantes: Caminhões e ônibus em alta no mercado

Caminhão Iveco S-Way

Crédito:Divulgação

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Pelos dados da Fenabrave, o mercado brasileiro de caminhões pesados somou 4.813 emplacamentos em janeiro de 2025, com queda de 19,84% em relação a dezembro do ano passado. Porém, apesar do recuo em comparação ao mês anterior, as vendas da categoria superaram o volume de janeiro de 2024 em 10,15%, o que indica um crescimento na demanda em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento de caminhões pesados foi o de maior procura no mês passado, respondendo por 52,53% de todos os emplacamentos de caminhões no período, seguido pelos semipesados, com 28,44%, e médios, com 12,09% de participação.

O pesado mais vendido em janeiro foi o Volvo FH 540, com 577 exemplares emplacados – o modelo da marca sueca é o líder do segmento há sete anos e ocupa o posto de caminhão mais vendido do Brasil entre todas as categorias. Um destaque do mês foi a aparição do Iveco S-Way na relação dos dez caminhões pesados mais vendidos do Brasil. Lançado em 2023, o modelo produzido em Sete Lagoas (MG) somou 243 emplacamentos em janeiro, posicionando-se na sétima colocação da categoria.

Os dez pesados mais vendidos em janeiro:

  1. Volvo FH 540 – 577 unidades
  2. DAF XF 530 – 413 unidades
  3. Scania R 460 – 332 unidades
  4. Volvo FH 460 – 319 unidades
  5. Scania R 450 – 255 unidades
  6. DAF XF 480 – 251 unidades
  7. Iveco S-Way 480 – 243 unidades
  8. Scania R 560 – 194 unidades
  9. Mercedes-Benz Actros 2548 – 184 unidades
  10. Volvo FH 500 – 166 unidades

Otimismo implementado

Implemento Rodoviário da Piccin
Implemento Rodoviário da Piccin (Divulgação)

Em 2024, a indústria de implementos rodoviários registrou crescimento de 5,4% comparado ao ano anterior, com 159.203 emplacamentos. O setor iniciou 2025 com crescimento nas vendas. Conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), em janeiro, as fabricantes do setor entregaram 11.461 unidades, volume 1,53% superior ao de janeiro do ano passado.

De acordo com a ANFIR, o segmento de implementos leves (carrocerias sobre chassis) impulsionou o resultado do setor no primeiro mês do ano, com 5.270 unidades emplacadas. Por outro lado, o segmento de implementos rodoviários pesados (reboques e semirreboques) registrou queda de 12,49% no comparativo anual. Em janeiro de 2025, foram entregues 6.191 implementos pesados. Todavia, mesmo com essa retração, a ANFIR avalia que o desempenho não é motivo de preocupação. (“As operações logísticas do agronegócio, como a colheita da soja, estão no início e devem refletir positivamente nas vendas de reboques e semirreboques”), aponta José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR.

Levou vantagem em Contagem

Ônibus OF 1721 da Rio Negro, de Contagem (MG)
Ônibus OF 1721 da Rio Negro, de Contagem (MG) (Divulgação)

A empresa Rio Negro, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e pioneira no mercado de fretamento para grandes companhias em Minas Gerais, reafirmou sua preferência pela Mercedes-Benz em 2024. Ao longo do ano passado, adquiriu cerca de 200 chassis de ônibus para renovação e ampliação de frota, entre modelos OF 1721 e LO 916 com motor frontal.

Campeão de vendas da Mercedes-Benz há mais de dez anos, o OF 1721 é indicado para o transporte urbano de passageiros e para clientes que atuam com fretamento contínuo, como o transporte de empregados, fretamento eventual (em caso de grupos de turistas) e de transporte rodoviário de curtas distâncias.

Negócios de fretamento

Ônibus Iveco Bus 10-190 da Rápido Sumaré (SP)
Ônibus Iveco Bus 10-190 da Rápido Sumaré (SP) (Divulgação)

O grupo da Rápido Sumaré, que adquiriu cem ônibus urbanos da Iveco em 2024, formalizou a compra de mais 47 novas unidades do Bus 10-190 e do Bus 17-280, para operações de fretamento. A nova frota da empresa de transportes urbanos paulista é composta por 20 unidades do Bus 10-190 e 27 do Bus 17-280, estas distribuídas entre a Rápido Sumaré (18 novos ônibus) e a Transportes Capellini (nove).

Modelo de sucesso também no programa (“Caminho da Escola”), o Bus 10-190 é marcado por sua flexibilidade. O Peso Bruto Total (PBT) de 10,5 toneladas permite diferentes configurações de carroceria: urbano, fretamento e turismo. No fretamento, o chassi, equipado com motor FPT N45 de quatro cilindros da FPT Industrial, marca que também integra o Iveco Group, pode ter carrocerias de até 10,5 metros e capacidade para até 36 passageiros. Vem com câmbio de 6 marchas, com motor de 190 cavalos e torque de 62,2 kgfm.

Também produzido no Complexo de Sete Lagoas (MG), o Bus 17-280 é equipado com o motor N67 seis cilindros da FPT Industrial, com 280 cavalos, 96,8 kgfm e câmbio de 6 marchas. O modelo permite carrocerias para até 59 passageiros, com 11,5 metros de comprimento. Como urbano e rodoviário, o Bus 17-280 pode vir equipado com suspensão pneumática. Como opcional, o sistema (“kneeling”) permite o rebaixamento do veículo para mais conforto no acesso dos passageiros.

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  • Data: 11/02/2025 10:02
  • Alterado:11/02/2025 10:02
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira/TranspoMais
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