Dois homens foram resgatados no Guarujá após se perderem em correntes marítimas

Bombeiros alertam sobre os perigos do mar e recomendam cuidados

  • Data: 10/02/2025 22:02
  • Alterado: 10/02/2025 22:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: G1
Dois homens foram resgatados no Guarujá após se perderem em correntes marítimas

Crédito:Reprodução - Polícia Militar

Você está em:

No último domingo (9), dois homens, com idades de 56 e 24 anos, foram resgatados no litoral de Guarujá, São Paulo, após enfrentarem dificuldades enquanto nadavam entre as praias das Astúrias e do Tombo. O incidente ocorreu quando os banhistas, que estavam no Mirante das Galhetas, tentaram percorrer a distância de aproximadamente 2 km, mas se cansaram e se encontraram em situação crítica de afogamento.

De acordo com informações fornecidas pela Polícia Militar, a equipe do helicóptero Águia 7 foi acionada por um grupo de pescadores que estava nas proximidades e percebeu a situação dos nadadores. Em resposta ao chamado, os profissionais realizaram um patrulhamento aéreo na área.

As imagens do resgate mostram o momento em que os banhistas foram auxiliados com um puçá, um equipamento utilizado para salvamentos aquáticos. Os guarda-vidas a bordo do helicóptero foram lançados na água para alcançar os homens à deriva. Posteriormente, as vítimas foram içadas para o interior da aeronave com a ajuda de uma rede de salvamento.

Após o resgate, ambos os homens foram levados para a areia da praia sem ferimentos. Eles relataram que não conseguiam retornar à costa devido às fortes correntes marítimas que os afastaram de seu destino inicial.

A situação dos banhistas ressalta o perigo representado pelas correntes marítimas, frequentemente responsáveis por acidentes fatais em praias. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) alerta que as correntezas são uma das principais ameaças aos frequentadores do mar, podendo arrastar indivíduos rapidamente. Para mitigar esses riscos, placas vermelhas de sinalização são instaladas nas áreas afetadas.

Os bombeiros recomendam que os banhistas evitem entrar no mar em praias com aviso de perigo e alertam sobre as precauções necessárias, como não nadar em áreas profundas se não tiver habilidades adequadas ou após o consumo de álcool. Além disso, é aconselhável manter a água abaixo da linha da cintura durante o banho de mar.

Compartilhar:

  • Data: 10/02/2025 10:02
  • Alterado:10/02/2025 22:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: G1









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados