Novo traçado da ponte da Avenida dos Estados agiliza tráfego
Estrutura foi liberada neste domingo (29); alinhamento com a Avenida Antônio Cardoso traz mais segurança aos motoristas e pedestres, além de proporcionar maior fluidez
- Data: 01/10/2013 07:10
- Alterado: 01/10/2013 07:10
- Autor: Fabiana Chiachiri
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A nova ponte construída sobre o rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados – entre os viadutos Adib Chammas e Pedro Dell’Antonia -, no bairro Bangu, foi aberta neste domingo (29) com novo traçado. Alinhada com a Avenida Antônio Cardoso, a via é mais segura ao motorista e ao pedestre que trafega pela região. O transporte coletivo também teve um ganho já que a ponte reta – antes era em formato de s – proporciona agilidade e evita queda da conexão do trólebus com a rede elétrica aérea.
A fluidez do trânsito também deve melhorar significativamente. O volume de tráfego na Avenida dos Estados é de 26.600 veículos por dia nos dois sentidos, tendo um volume na hora pico da tarde, entre 17h e 19h, de 3.192 veículos por sentido. “Como a ponte ficou alinhada com a Avenida Antônio Cardoso, o motorista aproveitará melhor os tempos semafóricos por conta da geometria, pois não haverá mais o movimento sinuoso de antes, além de contar com uma faixa a mais de circulação sobre o elevado”, explicou o diretor do DST (Departamento de Segurança e Trânsito), Epeus Pinto Monteiro.
Na manhã desta segunda-feira (30), o trânsito pela nova ponte estava com fluxo abaixo do esperado. “Muitos motoristas ainda não têm conhecimento que o local está liberado ao tráfego de veículos. Ao longo da semana, o volume de carros deve aumentar gradativamente, voltando aos níveis de antes da interdição”, disse Monteiro.
A Administração colocou faixas informando o motorista sobre a abertura da ponte. Porém, o grande fluxo de veículos que vem de outros municípios ainda está utilizando o elevado da Rua dos Alpes. Ao longo da semana, o DST colocará em operação equipes de sinalização para ajustes de tempo do semáforo e complementando a sinalização horizontal.