Começa a segunda rodada do programa de Cidade Limpa em Mauá

Trabalho contou com atividades e mutirão de limpeza, próximo ao CRAS do Jardim Zaíra; programa ganha o reforço do Ilumina Mauá e Recicla Mauá

  • Data: 16/09/2013 12:09
  • Alterado: 16/09/2013 12:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Começa a segunda rodada do programa de Cidade Limpa em Mauá

Crédito:

Você está em:

A Prefeitura deu início, neste sábado (14), no Jardim Zaíra, à segunda rodada do Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa. Agora, além das ações de capinação, cata bagulho e limpeza de bocas de lobo, o Ilumina Mauá passa a integrar a operação, com ampliação e manutenção da iluminação pública. Para marcar essa integração foi realizado um grande mutirão na região das avenidas Guilherme Polidoro e Hugo Scachetti, próximo ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras). Para as crianças foram apresentadas atividades lúdicas e educativas de conscientização a questões ambientais e de limpeza.

Utilizando a mesma metodologia da primeira fase, até o dia 27 de setembro, as equipes da secretaria de Serviços Urbanos retornam à região 1 que compreende bairros como Zaíra 6, Alto da Boa Vista, Paranavaí e Nova Mauá.

Outra novidade passa a fazer parte do Cidade Limpa. É o Mauá Recicla, essa iniciativa cria pontos de coleta seletiva nos bairros. Em cada prédio público como escolas, unidades de saúde e CRAS, serão instalados recipientes para que sejam depositados lixos recicláveis. “Nossa intenção é fazer com que as pessoas adquiram o hábito de separar o lixo reciclável do orgânico e assim contribuir para a preservação do meio ambiente destinando corretamente esses resíduos”, afirmou o prefeito Donisete Braga.

O secretário de Serviços Urbanos Rogério Santana esteve junto ao prefeito acompanhando a mobilização. Ambos foram também à avenida Cidade de Mauá, onde começou a instalação de iluminação pública. Eles apresentaram a comunidade local o planejamento e calendário de ações para iluminar vias como a própria Cidade de Mauá, Dona Benedita dos Santos Silva, Monte Sinay, Manoel Alves Ferreira e do Anel. Os trabalhos devem estar concluídos em um mês.

“Essa região era a primeira contemplada desde que elaboramos a programação do Ilumina Mauá, lançado em julho. Primeiro com a iluminação, depois, com o dinheiro do Governo Federal, vamos investir para urbanizar a área”, afirmou o prefeito se referindo aos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) anunciados pela presidenta Dilma Rousseff no final de agosto.

Ainda durante as atividades deste sábado foram distribuídas 200 mudas de plantas aos munícipes da região. A procura foi grande, a dona de casa Rute Vale Quintaneiro, de 79 anos, e as filhas Sonia e Solange levaram as suas. “É muito legal ver a Prefeitura aqui presente mostrando que está tentando limpar a cidade e tentando deixá-la mais verde. Tomara que a população de todos os bairros façam sua parte. Isso faz bem para a saúde de todos”, alegou Rute.

 “Estamos trabalhando para fazer de Mauá uma cidade mais acolhedora e saudável. O plantio de árvores e não sujar calçadas e terrenos baldios se complementam”, explicou Rogério.

O calendário completo das atividades do Nossa Mauá, Cidade Limpa e do Ilumina Mauá está disponível no site www.maua.sp.gov.br e pode ser consultado também pelo telefone 156. No dia programado para o caminhão recolher o entulho e objetos inservíveis como sofás, guarda-roupas, fogão entre outro as pessoas deverão depositá-los na calçada até às 7h da manhã.

São de responsabilidade da Prefeitura, por meio do Ilumina Mauá a operação, manutenção (troca de lâmpadas e reatores internos e externos), ampliação e modernização do sistema de Iluminação Pública e do serviço de atendimento telefônico gratuito ao cidadão (0800-727 7173). À concessionária AES Eletropaulo cabe o fornecimento de energia elétrica a população, a operação, manutenção e extensão da rede de energia, além da arrecadação e repasse da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) ao município.

PRIMEIRA FASE DO CIDADE LIMPA TIRA DAS RUAS MAIS DE 3 MIL TONELADAS DE LIXO
A primeira rodada do Cidade Limpa, encerrada no dia 11 de setembro, retirou aproximadamente três mil toneladas de lixo das ruas, o equivalente a 753 caminhões.
Também foram realizadas capinação em uma área total de 113 mil metros lineares, rastelagem em 369.868 m², roçagem em 144.868 m² e varrição em 80.242 m² de vias.
A região que mais demandou trabalho foi a de número 2 que engloba os Zaíras 2,3,4 e 5 e o Parque Boa Esperança. Deste local, foram retirados 835 toneladas que representam 103 caminhões.

Compartilhar:
1
Crédito:Roberto Mourão/PMM
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados