Santo André elege representantes do Conselho Municipal de Turismo
Cerimônia de posse será realizada no próximo dia 27, às 19h, na Casa Conceito
- Data: 13/09/2013 15:09
- Alterado: 13/09/2013 15:09
- Autor: Roberto Nascimento
Crédito:
Nesta quinta-feira (12) foi realizada a eleição para a escolha dos representantes da sociedade civil para o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). A atividade, realizada na Chácara Mimosa, do Clube Primeiro de Maio, contou com a participação de 65 profissionais que representam o setor na cidade – todos previamente cadastrados. A cerimônia de posse do Conselho está prevista para o dia 27, às 19h, na Casa Conceito (Av. Dom Pedro, II, 983, no Bairro Jardim)
Foram eleitos representantes dos setores de hotelaria, Marcos Aurélio Coretti (titular) e Valter Mendes (suplente), prestadores de serviços turísticos, Paulo Riscala Madi (titular) e Luiz Augusto Moretti (suplente), gastronomia, Celso Aparecido Pavani (titular), e Zilda Maria Bergamini (suplente), empregados do turismo, Fábio Santos Santana (titular), instituição de ensino, Kelly Cristina Piza (titular) e turismo receptivo, Roberson Roberto Gomes (titular). Os candidatos Marcos Roberto Vital e Aline Correa Sagio, que não obtiveram votos suficientes para se classificarem em suas categorias (respectivamente prestadores de serviços turísticos e hotelaria), após decisão do Conselho, poderão ocupar posto de suplência nas categorias que possuem o cargo em aberto: empregados do turismo, instituição de ensino e turismo receptivo.
Diretora de Turismo de Santo André e responsável pela organização da eleição, Silvia Costa exalta o sucesso do processo “A escolha do Conselho Municipal de Turismo é um importante passo para o desenvolvimento do setor na cidade. Com a posse, poderemos pleitear verbas junto aos governos estadual e federal”, afirmou. Segundo ela, o Conselho será deliberativo, ou seja, tem poder de propor, decidir e deliberar tudo o que diz respeito ao setor turístico em Santo André. Após a formação do COMTUR, o próximo passo será a formação do Fundo Municipal de Turismo, que gerenciará as verbas.
Eleito pelo setor de gastronomia como membro titular do COMTUR, Celso Aparecido Pavani é outro entusiasta. “A eleição é um divisor de águas para o Turismo de Santo André. Minha área é muito forte e diversificada na cidade, porém, é concentrado em poucos estabelecimentos. Com o Conselho, teremos a possibilidade de trabalhar para a diversidade do setor”, disse.
CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO – O órgão foi criado pela Lei 8.439, de 28 de novembro de 2002, constituído pela Lei 9.283 de 30 de novembro de 2010, e regulamentados pelo Decreto 16.280, de 10 de abril de 2012. O Conselho tem por objetivo deliberar, opinar, sugerir, indicar, fiscalizar, avaliar, propor e acompanhar as medidas que tenham por finalidade o desenvolvimento sustentável da atividade turística em Santo André.
A composição do COMTUR é paritária, com 16 membros, sendo 50% do poder público municipal (sete nomeados pelo prefeito e um nomeado pela Câmara Municipal) e restante, de representantes da sociedade civil ligados à área turística. Para cada integrante indicado ou eleito, há um suplente da mesma área.
A eleição foi organizada pelo Departamento de Turismo da cidade, que disponibiliza todo material referente ao processo no endereço eletrônico: http://www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/conferencia-turismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4433-0752 ou pelo e-mail [email protected].