Mutirão de limpeza de bocas de lobo começa na Vila América
Serviço havia sido interrompido na administração de Santo André passada; limpeza e capina dos córregos também serão iniciadas em setembro
- Data: 10/09/2013 11:09
- Alterado: 10/09/2013 11:09
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Crédito:
Santo André vai retomar os serviços de manutenção e limpeza dos sistemas de drenagem da cidade, que estavam sem contrato desde o fim do governo passado. A região da Vila América será a primeira a receber o mutirão de limpeza de bocas de lobo, a partir do dia 16/9. Os trabalhos serão realizados por cerca de 15 dias.
Desde o começo o ano o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) tem organizado reuniões com os moradores do bairro para tratar de ações de combate a enchentes no local. “A cidade ficou sem o contrato de manutenção em 2012, e isso agravou ainda mais os problemas na região. A execução dos serviços neste ano minimizarão os impactos das chuvas do verão de 2014, embora não garantam que novas enchentes sejam evitadas”, explica o superintendente da autarquia, Sebastião Ney Vaz Jr. O bairro foi priorizado dentro das 17 diretrizes de governo do Prefeito Carlos Grana.
Até o fim do ano o Semasa, por meio da Defesa Civil, pretende implantar um NUPDEC (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) na região da Vila América, permitindo que os moradores tenham acesso a conhecimentos preventivos em caso de enchentes e outros riscos ambientais.
Para os mutirões, a cidade foi dividida em regiões de acordo com a organização do PPA (Plano Plurianual Participativo). Os próximos locais a receberem os serviços de limpeza serão:
– Região D (Jd. Itapoan, Jd. Ana Maria, Jd. Santo Alberto, Pq. Novo Oratório e Pq. Oratório)
– Região H (Vila Gilda, Pinheirinho, Jd. Bom Pastor, Vila Floresta, Vila Scarpelli e Vila Valparaíso)
– Região G (Vila Palmares, Vila Príncipe de Gales, Vila Sacadura Cabral e Vila Aquilino)
– Região K (Bairro Silveira, Vila Helena, Vila Marina, Vila Junqueira, Vila Vitória e Vila Pires)
– Região A (Vila Camilópolis, Santa Terezinha, Vila Metalúrgica, Vila Sá e Tamanduateí 2 e 4)
Até o fim de novembro, outras áreas da cidade também receberão os serviços, que serão divulgados posteriormente.
LIMPEZA DE CÓRREGOS
O Semasa retoma ainda neste mês os serviços de capina, roçagem e limpeza dos rios e córregos da cidade, também paralisadas desde 2012.
Em setembro, de acordo com o cronograma do Departamento de Manutenção e Operação, o Rio Tamanduateí e os córregos Taióca, Carapetuba e Comprido devem receber os trabalhos de limpeza. O córrego Guarará, deve passar por manutenção em outubro e em janeiro.
A previsão é de que até fevereiro de 2014 os rios e córregos recebam duas intervenções cada um, totalizando mais de 552 mil m² de área atendida.