Santo André resgata voleibol e apresenta nova equipe masculina
Estreia da equipe, que será comandada pelo técnico Marcelo Madeira, está programada para este domingo (8), pela Primeira Divisão do Campeonato Paulista
- Data: 06/09/2013 18:09
- Alterado: 06/09/2013 18:09
- Autor: Thiago Alfredo Krauss
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
No início do ano, o governo andreense assumiu compromisso de resgatar diversas modalidades esportivas da cidade, dentre elas o vôlei, que voltou à cena nesta sexta-feira (6), com a apresentação da nova equipe masculina adulta. Neste primeiro momento, o time disputará a primeira divisão do Campeonato Paulista – realiza sua estreia já neste domingo (8), contra Osasco, a partir das 16h, na casa do adversário –, além da Superliga B, sem data definida.
A equipe será comandada por Marcelo Madeira, que terá ao seu lado o assistente técnico Celso André Mariano, o Celsinho, o preparador físico, Fernando Zanolli, o fisioterapeuta Alexandre Cavallieri, o psicólogo Heitor Cozza, além do supervisor Yochio Isobe. Em comum, com exceção de Yochio, todos os demais integrantes tiveram passagem pela equipe da Pirelli, defendendo Santo André durante a década de 1980.
“Anunciamos a retomada da modalidade e, caberá à Prefeitura dar as condições mínimas para estes atletas. Santo André não podia mais deixar o vôlei nesta situação: parado e sem nenhuma atenção. Nós acreditamos no potencial, sobretudo do setor privado de nos ajudar neste processo de alavancar o esporte na cidade”, afirmou o prefeito Carlos Grana.
Questionado sobre investimentos, o chefe do Executivo frisou que os valores destinados para cada uma das modalidades serão anunciados no final deste mês, quando o governo encaminhará a peça orçamentária para apreciação da Câmara Municipal.
Com uma longa carreira no esporte, entretanto, em outra modalidade, a diretora de Lazer, Marta Sobral, ex-jogadora de basquete, lembrou que o início é difícil, mas desejou sucesso para os novos atletas. “Boa sorte a vocês que já neste fim de semana enfrentam a equipe do Osasco. Vou ficar torcendo para que comecem com o pé direito, mas em caso de um tropeço não desanimem, pois muita coisa poderá acontecer durante o campeonato”, opinou.
NOVA EQUIPE – O time será composto pelos seguintes jogadores: Alan Guilherme Araújo (ponta), Breno Marques Nascimento Silva (oposto), Marcelo Hister (ponta), Jairo Wiest Medeiros (levantador), Carlos Roberto Kulakauskas Jr. (ponta), Louis Phelipe Cardoso de Oliveira (oposto), Lucas Dal Col Tormar (meio), Marcos Barbosa Cavalari (levantador), Robson Gomes Augusto (meio), Felipe Sousa Linhares da Silva (líbero) e Donovan Lucas de Araújo Correa (ponta). Enquanto a média de idade dos atletas é de 23 anos, a altura é de 1,94m.
Além do apoio da Prefeitura, é importante destacar o compromisso assumido por alguns parceiros da cidade nesta empreitada. A empresa Firenze Fretados ficará responsável pela locomoção dos atletas durante as competições, já a academia Vita Lev disponibilizou sua infraestrutura para a melhora da performance da equipe, além do Espaço Saúde Figueiras, no qual estará disponível todo um aparato para a recuperação dos atletas. Embora a modalidade já conte com estes parceiros, a equipe técnica seguirá na busca de novos investidores.
“É preciso ressaltar que todo este trabalho será realizado por pessoas que tiveram passagem importante no desenvolvimento do esporte, não só em Santo André, mas no País. Além disso, o fato de serem pessoas da cidade somam ainda mais na importância da modalidade”, concluiu o assistente técnico.
Para captar mais recursos capazes de aprimorar e reforçar a modalidade, a equipe técnica deu início à elaboração de projetos com vistas à Lei de Incentivo Fiscal. A ideia é investir na formação de novos atletas para a cidade por meio desta parceria com o governo federal.
HISTÓRIA – Nos tempos da Pirelli (década de 1980), o vôlei da cidade dominava as principais competições nacionais e internacionais. Nessa época, foram oito títulos estaduais (1981 a 1988), quatro brasileiros, quatro sul-americanos, dois mundiais interclubes e duas copas intercontinentais.
Se nas últimas temporadas as equipes da cidade desempenhavam um papel de figurante na disputa das principais competições nacionais – Superliga e Campeonato Paulista –, é preciso destacar a contribuição dada por alguns atletas de Santo André ao longo da história. Dentre os ícones do esporte estão Amauri, Xandó, William e Montanaro, que foram destaques durante a chamada geração de prata, vice-campeã olímpica de 1984.
A equipe adulta encerrou suas atividades em 2011, mas as categorias de base ainda continuaram até o final do último ano, pois contavam com recursos, por meio de projetos de incentivo fiscal.