Prefeitura de Santo André abre debate sobre psicanálise e política
Promovida pela Área de Políticas Públicas para Mulheres, palestra será realizada nesta sexta-feira (6), na Casa da Palavra
- Data: 05/09/2013 09:09
- Alterado: 05/09/2013 09:09
- Autor: Roberto Nascimento
- Fonte: Secom PSA
Ronaldo Fenômeno
Crédito:
Nesta sexta-feira (6), a Área de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Gabinete da Prefeitura de Santo André, faz um convite à população para uma reflexão. A mestre em psicologia social Karla Rampim Xavier, uma das integrantes da Pasta, abordará em uma palestra especial, na Casa da Palavra, às 19h30, o tema Sintoma Social: uma articulação entre psicanálise e política.
Com base na tríade de personalidades como Jacques Lacan, Sigmund Freud e Karl Marx, a especialista traçará panorama entre as duas ciências e as visões difundidas por eles, polêmicas ou controversas. “Lacan segue o trabalho iniciado pela teoria freudiana e, no final de década de 1960, propõe Marx como inventor do sintoma”, resume Karla. Só o conceito de sintoma social poderá ser uma discussão à parte, defende a especialista. Publicações especializadas afirmam que Lacan qualifica Marx como “inventor do sintoma” por dar uma noção idealista do conceito, que seria o de entendê-lo como realização de desejos (Freud) e ampliá-lo como sintoma de uma verdade.
Karla é mestre em psicologia social pelo Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduada em psicologia e psicanalista em formação na Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano São Paulo. Ela também realiza pesquisas nos seguintes temas: clínica psicanalítica de orientação lacaniana, Marx, sociedade, sintoma e mal-estar. Tem ainda experiência na área de políticas públicas.
SERVIÇO
Palestra Sintoma Social: uma articulação entre psicanálise e política
Data: sexta-feira (6)
Horário: às 19h30
Local: Casa da Palavra – Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André
Informações: 4992-7218