Mauá participa do 1º Encontro de Cidades Educadoras da América Latina
Realizado na Argentina e organizado pela Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE) – Delegación para America Latina, evento acontece de 3 a 5 de setembro na cidade de Rosário, sede da entidade para a América Latina. A Prefeitura de Mauá será representada pela secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar. Além da troca de experiências […]
- Data: 03/09/2013 09:09
- Alterado: 03/09/2013 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Logo Final Primer Encuentro Ciu. Ed. A. L.
Crédito:
Realizado na Argentina e organizado pela Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE) – Delegación para America Latina, evento acontece de 3 a 5 de setembro na cidade de Rosário, sede da entidade para a América Latina.
A Prefeitura de Mauá será representada pela secretária de Educação, Lairce Rodrigues de Aguiar. Além da troca de experiências entre as cidades participantes, a titular da pasta destaca que Mauá irá dar o primeiro passo no sentido de se associar à rede de Cidades Educadoras, que atualmente reúne 60 membros. No Brasil, apenas 17 municípios fazem parte da rede.
“Para fazer parte desta associação os municípios precisam ter ações integradas entre a educação e outras áreas, como mobilidade urbana, saúde, planejamento, entre outros. Mauá tem diversos projetos para desenvolver políticas públicas nesse sentido e estamos confiantes que iremos obter essa filiação em breve”, afirma a secretária. Para isso, a cidade também precisa da aprovação da Câmara Municipal com a finalidade de integrar a associação.
Está previsto um espaço para a apresentação de experiências das 60 cidades inscritas sobre o tema “Papel das cidades na Inclusão Social”. Estas experiências serão valiosas para trazer uma contribuição aos debates através das próprias ações dos governos locais.
O encontro busca promover o debate e aprofundar a temática que será abordada no próximo Congresso Internacional da AICE em novembro de 2014, cujo lema será “A cidade educadora é uma cidade que inclui”. Os participantes também poderão conhecer uma amostra das iniciativas de Rosário em matéria de inclusão, bem como contarão com espaço especial para reuniões das redes temáticas recentemente formadas e as redes territoriais.